Petrópolis conquista título de Capital Estadual do Casamento

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) declarou Petrópolis como a Capital Estadual do Casamento. A lei entrou em vigor no dia 25 de abril. Petrópolis já é conhecida pela música, pela boa cerveja e agora, também é considerada a capital do casamento. A medida visa valorizar a cidade que, além de histórica, é considerada um dos principais destinos para as celebrações de matrimônios no Brasil.

O cerimonialista Cristiano Janiques, que já trabalha no ramo há 19 anos, lembrou as vantagens de casar em Petrópolis. “Todo esse encanto de Petrópolis, Cidade Imperial, pontos turísticos e o clima, atrai os noivos. Os casamentos em Petrópolis mudaram pós pandemia. Agora eles tem um formato de ‘destination wedding’, que os noivos passam o fim de semana na cidade. É festa de quinta-feira até o domingo”, explicou o cerimonialista.

O que embasou o Projeto de Lei foi o fato de Petrópolis receber, aproximadamente 700 casamentos por ano, além de ter mais de 100 espaços para a realização das cerimônias. As festas de casamento geram mais de cinco mil empregos diretos e indiretos e movimentam o comércio local além de hotéis, restaurantes e salões de beleza.

O idealizador do Projeto de Lei é o Deputado Estadual Gustavo Tutuca, que deu o título à cidade. O projeto destaca que Petrópolis é marcada por belezas naturais, patrimônios históricos e espaços propícios para comemorações, o que justifica a opção dos noivos em casar na cidade.

Antes de ser declarada como a capital estadual do casamento, a cidade já havia sido nomeada como capital estadual da cerveja e capital estadual do canto. Agora, a cidade também é considerada o destino perfeito para eternizar um amor.

“É um título muito importante que veio para a cidade. Nós já somos celeiros de músicos, corais e a capital da cerveja. O novo título trará muitas oportunidades para Petrópolis. Casamentos são grandiosos e trazem muitas pessoas para a cidade e gera movimentação no trade econômico, gastronômico e no comércio”, comentou Cristiano.

Raphaela Cordeiro/Foto: Wendel Fernandes

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.