“Vira Petrópolis” vai levar atividades culturais, esportivas e muita música para a Cidade Imperial

Nos dias 13, 14 e 15, Petrópolis receberá o evento “Vira Petrópolis”, com o objetivo de incentivar o esporte e a cultura local e valorizar os talentos petropolitanos. Diferentes atividades acontecerão em espaços públicos da cidade, todas de forma gratuita. A ideia do evento surgiu depois que a cidade foi assolada pelas fortes chuvas e tem a intenção de mudar a imagem da cidade, convidando pessoas de todo o país a conhecerem e se encantarem por Petrópolis.
“Todas as pessoas me ligavam perguntando como estava Petrópolis, sempre com aquele tom pesado. Isso é muito ruim para uma cidade, ser estigmatizada como ‘a cidade da tragédia’. Tudo aqui é lindo, da natureza ao ponto comercial. A partir daí me envolvi com outros empresários para mudar essa idade e daí surgiu o Vira Petrópolis”, explicou o empresário Fábio Tezzei, um dos organizadores do evento.
O nome do evento tem dois significados: Vira Petrópolis, representando a força que a cidade tem de se reinventar após a tragédia e crescer economicamente, ou Vir A Petrópolis, como um convite para que o turismo seja retomado com força e que pessoas do mundo todo venham visitar a cidade imperial.
Segundo os organizadores do evento, o Vira Petrópolis já nasce com o intuito de ser solidário às vítimas das chuvas na cidade, mas, também, tem como objetivo se manter no calendário petropolitano. A ideia é dar continuidade e fortalecer as atividades de lazer, esportes, artes e cultura, além de promover a inclusão, a solidariedade e a sustentabilidade.
O maior exemplo de inclusão é a corrida ‘Correndo Por Eles’ que vai acontecer no domingo, a partir das 8h, para todas as pessoas com deficiência que desejarem participar. A corrida já acontece em outros lugares no Brasil e agora, vai subir a serra. “A gente está trazendo este projeto para Petrópolis onde pessoas com qualquer tipo de deficiência vão correr em um triciclo adaptado, onde os atletas petropolitanos vão empurrar o deficiente”, explicou o administrador Chen Li Cheng, que é cadeirante e também vai participar da corrida.
O evento conta com competições de E-sports, Atividade Cicloturística, Montanhismo, Skate, Yoga, Atividades Pedagógicas, além de música ao vivo e uma feira cervejeira. Quem desejar participar da iniciativa seja como voluntário, incentivador ou participar das atividades previstas deve entrar em contato pelo instagram @virapetropolis. As atividades vão acontecer pelo centro histórico, na rua 16 de março, praça da águia, praça da liberdade e praça do skate.
A iniciativa é solidária e as doações nos dias do evento vão ser destinadas ao Projeto Aloha, que atende 2 mil famílias de Petrópolis com cestas básicas. “Não tem idade para participar e a inscrição é fácil. As pessoas devem trazer um litro de óleo de cozinha usado para que a gente possa reverter em ações sociais para uma entidade daqui de Petrópolis”, explicou Chen Li.
Além dos músicos, atletas e empreendedores, o evento já tem garantidas algumas presenças ilustres que prometer dar maior visibilidade à programação. “Estão vindo para Petrópolis grandes youtubers esportivos, que são digital influencers. Só no youtube, o nosso alcance vai ser de 2,5 milhões de pessoas vendo a imagem de Petrópolis. A estimativa de público nos três dias vai de 5 a 10 mil pessoas presencialmente”, contou o empresário Fábio.
Para quem está interessado em assistir as partidas, desfrutar da boa música e gastronomia, a entrada é franca em todos os espaços que o evento vai acontecer. A programação completa pode ser conferida no instagram @virapetropolis.
por Raphaela Cordeiro