Adolescentes começam a receber a primeira dose de reforço contra a Covid-19 em Petrópolis

As campanhas de imunização seguem em Petrópolis. Agora, adolescentes de 12 à 17 anos, já podem receber a terceira dose do imunizante contra o coronavírus, em Petrópolis. A vacinação teve início nesta segunda-feira (30). Quem faz parte do público alvo já pode procurar um posto de saúde no município, para dar continuidade ao esquema vacinal.

“Este público pode ter o esquema vacinal completo, após quatro meses da segunda dose. Independente da vacina realizada nas outras vezes, as preferências para este momento são a Pfizer ou a CoronaVac”, esclareceu a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Thayene Varella.

De acordo com as estatísticas do “Vacinômetro de Petrópolis”, 90,8% da população já receberam a segunda dose. “Várias pesquisas tem apontado que com o passar do tempo, a imunidade diminui, então é sempre importante complementar o esquema vacinal”, disse Thayene.

Mais de 17 mil jovens já tomaram a primeira dose, e quase 17 mil com a segunda dose, o que corresponde em media a 6,7% da população. Completar o esquema vacinal é importante para frear a mutação do vírus.

É importante levar a caderneta de vacina, e o CPF ou Cartão Nacional do SUS, no caso dos menores de idade é importante estar acompanhado ou levar um termo de autorização dos responsáveis. “Não deixem de se vacinar! Nesta época fria, locais fechados e aglomerações são comuns, e é preciso estar com a vacina em dia para evitar que esta síndrome gripal retorne”, finalizou a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Thayene Varella.

Por Gabriel Faxola

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.