Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado com programação no Centro de Saúde, em Petrópolis

Com o tema “Tabaco: ameaça ao nosso meio ambiente”, a prefeitura de Petrópolis, por meio da Área Técnica do Programa de Tabagismo do Centro de Saúde, promove no 31 de maio uma programação especial em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Você consegue imaginar o que são oito milhões de pessoas? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, este é o número de vidas que são levadas todos os anos pelo tabaco. E se engana quem acha que é apenas de quem faz o uso frequente. Cerca de 1,2 milhão desta parcela, são de não fumantes expostos ao fumo passivo. O tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% por câncer de pulmão, 25% por doenças do coração, 85 % das mortes por bronquite e enfisema e 25% por derrame cerebral. Para ampliar a divulgação, do Dia Mundial Sem Tabaco, a prefeitura de Petrópolis, promove neste dia 31, uma programação especial.

Palestras sobre os danos à saúde e ao meio ambiente vão fazer parte das atividades, que vão acontecer em sua maioria, no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, e também nos postos que contam com estratégia de saúde da família. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o impacto ambiental do tabaco, desde o cultivo, passando pela produção, a distribuição e os resíduos.

“É uma data para lembrar crianças, jovens e adultos a importância de se evitar o hábito ruim. Aqui no Centro de Saúde, estamos unidos para auxiliar os pacientes que nos procuram que desejam cessar o uso do tabagismo”, disse a diretora do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, Célia Brêtas.

Atualmente, três grupos estão sendo acompanhados pelas equipes de apoio a aqueles que precisam de ajuda para parar de fumar. Os interessados em participar do programa devem se cadastrar no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As reuniões acontecem às segundas, 9h. Às terças, os encontros são realizados às 14h. Também é oferecido horários extra, às sextas-feiras, às 18h.

“Aguardamos todos vocês, além das palestras, a enfermeira responsável vai estar orientando os pacientes ao cessar com o tabagismo”, finalizou Célia Brêtas.

Por Gabriel Faxola/Imagens: Thiago Alvarez

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.