Cidade Integrada: Seinfra faz topografia e sondagem no canal do Rio Salgado para construção de 120 unidades habitacionais no Jacarezinho

Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe técnica da Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras, liderada pelo subsecretário de Habitação, Allan Borges, esteve no Jacarezinho, Zona Norte da cidade, para fazer topografia e sondagem do canal do Rio Salgado visando à construção de 120 unidades habitacionais, com 45 metros quadrados cada.
A intervenção tem o objetivo de requalificar a área do entorno do Rio Salgado, melhorando a qualidade de vida dos moradores com o aperfeiçoamento da calha do Rio e a inclusão de equipamentos urbanos.
O trabalho já fazia parte do cronograma da pasta, que tem como prioridade tratar e solucionar os problemas mais antigos, como a falta de moradias de famílias que entraram no aluguel social há mais tempo. Com isso, todo o rito será cumprido até que o cadastro do aluguel social seja zerado e as famílias, que antes dependiam do benefício, tenham sua moradia digna.
– A missão traçada pelo Governador Cláudio Castro é melhorar a qualidade de vida e garantir dignidade às famílias que vivem em vulnerabilidade social. Essas pessoas necessitam de atenção e precisam usufruir de habitabilidade. Aqueles que hoje dependem do aluguel social no Jacarezinho, em breve poderão ter um lar para chamar de seu – destacou o coordenador e subsecretário Allan Borges.
Ainda no campo da habitação, o conjunto habitacional conhecido como Cohab do Jacarezinho, que conta com 700 apartamentos, já teve sua reforma licitada e as obras terão início dentro de 30 dias.
Menos de um ano após o lançamento do programa Casa da Gente, que compõem o conjunto de realizações do Cidade Integrada, mais de 1.800 unidades habitacionais já foram licitadas. No Complexo do Alemão, por exemplo, 495 unidades já estão em andamento. Em breve, o mesmo ocorrerá no Jacarezinho e em outras comunidades do estado.
O programa Cidade Integrada já entregou para o Jacarezinho e Manguinhos a reforma do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, com um complexo esportivo, com piscina e quadra poliesportiva; unidades do Desenvolve Mulher; unidades da Faetec nas comunidades de Manguinhos; o Centro de Referência da Juventude de Manguinhos e de Jacarezinho; as Casas do Trabalhador no Jacarezinho e em Manguinhos; o posto do Detran; a unidade da Agência de Estadual de Fomento (AgeRio) e a reforma do Campo do Abóbora, que é um importante espaço de lazer da comunidade.