Alta temporada faz crescer número de contratações no setor de alojamento e alimentação em Petrópolis

Feriados prolongados, eventos e as baixas temperaturas são atrativos que ajudam a aquecer a economia petropolitana nesta época do ano. Com o início do inverno, a alta temporada fez crescer o número de contratações no setor de alojamento e alimentação na cidade. Os números são muito positivos, principalmente após dois anos de pandemia e duas fortes chuvas que trouxeram prejuízos incontáveis para o município.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo ministério do trabalho, a cidade fechou o mês de abril com mais contratações do que demissões. Ao todo, o levantamento mostra que Petrópolis gerou 24 novos postos de trabalho no setor de alojamento e alimentação.

“A gente estava em um declínio. Nós estávamos com grandes expectativas para este ano depois de passar por uns períodos complicados com a pandemia em 2020 e 2021, e infelizmente, com essas chuvas a gente teve um grande retrocesso. Agora, com a chegada no inverno, a gente está com uma expectativa de melhora. Essa é a alta temporada de Petrópolis”, disse Bianca Ghidini, a vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, o SindTurismo.

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis aponta que nestes meses de maio e junho, a tendência é que o número de empregos gerados tenha sido ainda maior. O aumento no setor de turismo gera também uma injeção na economia nos setores de comércio e serviços, importantes para a recuperação econômica da cidade. “A economia gira dessa forma. Se a gente consegue gerar mais emprego, a gente consegue fazer girar a economia e consequentemente, tudo melhora e fica positivo”, explicou Bianca.

O sindicato aponta que os índices de emprego e faturamento ainda estão abaixo do período pré-pandemia, mas já há fortes sinais de recuperação. Dados do Disque Turismo mostram que, neste feriadão prolongado de Corpus Christi, a taxa média de ocupação nos distritos de Petrópolis ficou em 90,68%, entre os dias 16 e 19 de junho. No Centro e arredores, a ocupação ficou em 85% no mesmo período. A taxa média de ocupação na cidade chegou a 88% neste feriadão. O levantamento também mostra que a taxa média de ocupação hoteleira para os dias 17 e 19 de junho foi ainda maior, passando dos 93% nos distritos. Já no Centro e arredores, os hotéis tiveram uma média de ocupação de 87%.

“Mesmo com alguns feriados nesses últimos meses, a gente não estava com a ocupação muito boa. Mas finalmente, neste feriado, a gente conseguiu chegar na nossa expectativa que é por volta dos 90%. Essa taxa é o ideal nos grandes feriados e na nossa alta temporada”, explicou a vice-presidente do SindTurismo.

Por Raphaela Cordeiro/Foto: Thiago Alvarez

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.