Vigilância sanitária de Nova Friburgo apreende 17 cigarros eletrônicos em um dia

A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, setor da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, apreendeu 17 cigarros eletrônicos na sexta-feira, 08, pelas ruas da cidade. No último mês, outras 20 unidades foram apreendidas em eventos. 

A ação segue as normas da resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 2009, do Ministério da Saúde, a qual proíbe a comercialização, importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico. Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em votação unânime, decidiu manter a proibição dos cigarros eletrônicos no país.

Também conhecidos como vaporizados ou vapes, os cigarros podem oferecer uma dependência da nicotina ainda maior do que o cigarro.  A composição do vapor contém substância derivadas de metais pesados que podem ocasionar câncer, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta para o risco da intoxicação e também da explosão do aparelho na boca do usuário.

Seguindo a solicitação da ANVISA, a Vigilância Sanitária de Nova Friburgo continuará a inspeção para coibir a venda e propagação do uso dos cigarros eletrônicos, com o objetivo de manter a manutenção de uma saúde de qualidade dos cidadãos.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.