Prefeitura e Rio Metrópole debatem inserção de Petrópolis na Região Metropolitana

Com apoio da Prefeitura, o Instituto Rio Metrópole iniciou nesta sexta-feira (15) o debate sobre o diagnóstico econômico-social, ambiental e cultural de Petrópolis com vistas à integração do município no planejamento estratégico do Grande Rio. O prefeito Rubens Bomtempo destacou, no encontro, a necessidade de políticas públicas para o desenvolvimento conjunto dos 22 municípios da região.

“É importante termos um projeto estruturante para toda a Região Metropolitana”, afirmou Bomtempo, para acrescentar que as prefeituras devem participar da “construção de ferramentas que possam nos unir”. Participante do conselho deliberativo da região, ele defendeu como exemplo a formação de consórcios intermunicipais em várias áreas, a fim de potencializar o trabalho das prefeituras de acordo com planos regionais de atuação.

O prefeito abriu, com o presidente do Rio Metrópole, Bernardo Santoro, a 1ª Oficina de Integração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ). A oficina, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta. reuniu secretários municipais e representantes da sociedade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

A inserção efetiva de Petrópolis na Região Metropolitana vem sendo preparada pelo Rio Metrópole desde junho, com oficinas de discussão sobre a realidade municipal e a interação do município com seus vizinhos no Grande Rio. Depois do debate desta sexta-feira, dividido em oito apresentações temáticas, o instituto estadual promoverá novo encontro no fim do mês, dedicado à visão de futuro para a integração de Petrópolis à Região Metropolitana.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.