Depois de quase três anos fechado, Prefeitura entrega reforma do Palácio de Cristal

Após quase três anos fechado para a realização de obras e trabalhos arqueológicos, o Palácio de Cristal foi reaberto nesta sexta-feira (22). A cerimônia ocorreu às 10h da manhã e contou com a presença de moradores e turistas da cidade que foram contemplar o espaço. A reinauguração do ponto turístico gerava preocupação ao setor, haja vista, o Palácio de Cristal é o principal local para realização da Bauernfest.

As obras contemplaram a pintura do Palácio, recuperação dos sistemas hidráulicos e elétricos, recuperação de grades, reforma dos banheiros, pintura dos chafarizes, instalação de um elevador para pessoas portadoras de deficiência ou pouca mobilidade e a implementação do piso fulget, que realiza a drenagem da água e evita possas em todo o trajeto. As obras foram iniciadas em 2019 e os recursos foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Após a cerimônia, o Palácio de Cristal já tem evento agendado. A 33ª edição da Bauernfest, que homenageia a chegada dos colonos alemães à Petrópolis será realizada no Palácio entre os dias 12 e 28 de agosto. Para a rainha do evento, a entrega das obras foi essencial. “Nós estávamos com receio da obra não terminarem antes da Bauernfest, mas agora com a inauguração, poderemos ter o evento aqui de novo, ele que na verdade é tradicionalmente realizado aqui desde 1990, será ainda mais especial esse ano”, informou Jéssica Fliess. Por conta da pandemia e das intervenções o evento não foi realizado em 2020 e 2021.

Além dos turistas, a reforma chamou a atenção dos moradores. Ângela Maria da dos Santos reside em Petrópolis há 20 anos e mesmo com o Palácio fechado, caminhava pelos arredores. “Ele é lindo e adoro a Bauernfest. Mesmo quando estava fechado, passava por aqui duas vezes na semana. Ficou lindo, muito lindo”, concluiu a aposentada.

O Palácio de Cristal foi construído pelo engenheiro Eduardo Bonjean e inaugurado no dia dois de fevereiro de 1884. A arquitetura foi inspirada no Palácio de Cristal do Porto, em Portugal e foi nele, que a Princesa Isabel em 1888 assinou a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.

Texto e foto: Richard Stoltzenburg

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.