Turismo e cultura de volta ao Palácio de Cristal

Representantes dos setores turístico e cultural saudaram a restauração do Palácio de Cristal e associaram a reabertura do espaço à recuperação de Petrópolis. Durante o trabalho para restituir o monumento à vida da cidade, a Prefeitura contou com parcerias sobretudo na esfera cultural – entre elas, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanhou toda a obra.

Presente na reabertura, o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, destacou a importância da devolução do Palácio de Cristal à Petrópolis. “É uma alegria enorme ver essa revitalização. Além de toda a sua simbologia histórica para a cidade, o palácio é um importante equipamento turístico para eventos tradicionais, gerando empregos e movimentando o circuito virtuoso que o turismo proporciona”, afirmou.

Para o conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Guilherme Lacombe, a entrega das obras é um dos marcos da retomada de Petrópolis. “Em qualquer comunicação visual mostrando a cidade mundo afora, temos o Museu Imperial, a Catedral e o Palácio de Cristal. Estamos voltando à normalidade, depois de tanto tempo sem esse equipamento fundamental para o turismo e para os cidadãos de Petrópolis”, declarou.

A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Ana Cristina Francisco, destacou a relevância cultural da reabertura. “O Palácio de Cristal diz respeito ao nosso patrimônio cultural e histórico. Temos que ser bons contadores da nossa história – e nada como atrelar essa contação ao elemento visual”, disse. “Que bom que o palácio está reaberto para a população e o turismo. É um presente para o petropolitano.”

O significado turístico e cultural do Palácio de Cristal também foi salientado pelo presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros: “É uma peça fundamental do turismo histórico-cultural de Petrópolis. O Palácio é uma joia da arquitetura, um orgulho para a cidade, além de ser um espaço maravilhoso para eventos, sobretudo a Bauernfest, celebração máxima de nossas raízes”, assinalou.

Turistas e moradores de Petrópolis elogiam o Palácio de Cristal reformado

A reinauguração do Palácio de Cristal nesta sexta-feira (22) já atraiu turistas e moradores de Petrópolis, todos ansiosos para se reencontrar com esse patrimônio da história do país. Quem esteve lá se encantou com o que viu.

Os professores Alex Borba e Heloi Borba são do Rio de Janeiro. O casal tem uma página no Instagram (@rio.curioso), onde posta fotos da parte histórica das cidades do estado. Eles sempre visitam Petrópolis e gostaram do que viram nesta sexta-feira (22).

“Depois de tudo o que aconteceu com a cidade, é a primeira vez que estamos vindo a Petrópolis. Resolvemos ficar aqui de ontem para hoje para fazer uma fotos pela cidade. E nós estamos na hora certa e no lugar certo, que é a reinauguração do Palácio de Cristal. É uma honra. Eu e minha esposa ficamos felizes em ver a reconstrução da cidade. É muito gratificante ver a cidade se reerguendo, e cada dia mais bonita. Nós vermos agora o Palácio de Cristal sendo reinaugurado é mais um presente. Acho que Petrópo
merece. Parabéns para Petrópolis”, disse Alex.

Os estudantes de Arquitetura da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) Isabela Cunha, Ana Ferreira e Felipe Pizzi moram em Petrópolis e elogiaram o resultado das obras.

“Achei que ficou muito lindo. Vim agora para dar uma olhadinha e gostei bastante do gramado e do chão também, porque valorizou bastante o espaço”, disse Isabela.

“O trabalho de paisagismo ficou bem diferente do que nós víamos antes. Acho que foi uma coisa que deu mais vida pro Palácio em si e para a cidade”, disse Ana.

“Concordo. Achei que o paisagismo fez toda a diferença”, disse Felipe.

A professora Ana Cláudia Souza veio do Rio de Janeiro com a família. Na saída da visita ao Palácio de Cristal, enquanto esperava pelo transporte por aplicativo, Ana lia o livreto produzido pela Prefeitura sobre a história do monumento.

“Ficamos sabendo da reinauguração pelo Google. Nós procuramos o que tinha de cultural para fazer, e vimos em vários jornais que reabriria hoje. E achamos que ficou lindo. Nós estamos gostando de saber da história por meio desse livreto. Um patrimônio maravilhoso, né? E a nós não vemos essa preservação lá na cidade do Rio de Janeiro. Nós achamos bem legal essa preservação da história, patrimônio cultural nosso”, disse Ana Cláudia.

O empresário Maurício Gonring veio com toda a família do Espírito Santo, pela primeira vez em Petrópolis.

“Muito bonito, muito organizado, muito limpo, muito interessante. A recepção do pessoal ali pra quem chega é muito legal também. Parabéns à cidade. Aliás, no geral, tá? Todos os outros pontos turísticos que nós visitamos também muito organizados, muito bonitos, muito limpos mesmo”, disse Maurício.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.