Festa do colono alemão em Petrópolis contará com copos ecológicos

Os copos descartáveis facilitam no consumo de bebidas na correria do dia-a-dia ou em eventos e festas. Mas esta praticidade pode trazer graves problemas para a natureza ao longo dos anos. Por isto, em Petrópolis a Festa do Colono Alemão, Bauernfest, decidiu optar por trazer um olhar mais ecológico na 33ª edição do evento.

Antônio Nassif Júnior é empresário da empresa contratada pela prefeitura de Petrópolis, e afirma que durante uma pesquisa feita pela empresa, foi constatado que em média, cada pessoa gasta sete copos de plástico por dia em um evento como a Bauernfest.

“Se a gente projetar que o evento contará com um público de 300 mil pessoas, estamos poupando 2.100 toneladas de copos que poderiam ser jogados nas ruas, bueiros e aterros sanitários. O que traz um impacto terrível para o meio ambiente”, disse Antônio.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos, identificou que são jogados no lixo cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Muitos acabam em aterros sanitários, no mar, rios, matas e ruas poluindo o meio ambiente. Os itens demoram em média mais de 200 anos para se decompor.

Em 2020, Petrópolis sancionou uma lei municipal que proíbe o uso de copos plásticos descartáveis comuns em grandes eventos realizados pela prefeitura. Para esta primeira edição pós-pandemia, Antônio garante que não dá mais para realizar eventos de grande porte como a Bauernfest, sem pensar no cuidado com o meio ambiente.

“Hoje em dia se a gente não pensar assim, estamos retroagindo e com certeza tendo custos maiores e prejuízos para a população. Todos nós temos que comprar esta ideia e fazer a nossa parte”, finalizou o empresário.

Por Gabriel Faxola

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.