Petrópolis vai ganhar Comitê Intersetorial de Enfrentamento as Arboviroses

Com o objetivo de atuar na prevenção e combate às arboviroses, a Secretária de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, está implantando no município o Comitê Intersetorial de Enfrentamento as Arboviroses, como Dengue, Zica e Chikungunya. Envolvendo representantes da Comdep, Secretaria de Meio Ambiente, Educação, Obras e Defesa Civil, as reuniões serão bimestrais e irão traçar estratégias de mobilização social com a finalidade de controlar a proliferação de Aedes Aegypti.
No último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aeds Aegypti (LIRAa) realizado em junho, o índice de infestação pelo mosquito foi de 0,25, o que significa baixo risco de proliferação na cidade.
A primeira reunião para a implantação do Comitê Intersetorial de Enfrentamento as Arboviroses, aconteceu na tarde de quarta-feira (03), no auditório do DIP. “A partir desse primeiro encontro, iniciaremos a instalação do comitê. Trabalhando de forma integrada com outras secretarias, como Meio Ambiente e Comdep, será possível agilizarmos uma série de medidas. Essa intersetorialidade é fundamental”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Para Simone Sisnando, coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, a criação do comitê atende ainda uma demanda prevista em resolução estadual. “Ele auxiliará o município a se organizar e responder mais rapidamente as demandas necessárias ao controle de vetores”, explica.
O trabalho de combate aos vetores e de orientação à população é desenvolvido durante todo o ano e intensificado no período do LIRAa. São 138 agentes de Combate a Endemias que fazem visitas domiciliares em toda a cidade trabalhando na prevenção e eliminação de focos do mosquito.