Bares e restaurantes de Petrópolis se preparam para receber mais uma edição da Bauernfest

Do dia 12 a 28 de agosto Petrópolis estará em clima alemão. A Bauernfest, tradicional festa germânica da cidade, já ganha forma e tem gerado boas expectativas em quem trabalha nos setores de hotelaria, gastronomia, comércio e turismo em geral. A cada dia que passa, o Centro de Petrópolis recebe mais características da cultura alemã. São bandeiras, pratos típicos e músicas, que preparam a cidade para a segunda maior festa do gênero no país, e que este ano tem um significado ainda maior: o de reconstrução.
Após tantos abalos provocados pelas tragédias registradas no município, o evento promete dar um respiro e um gás a mais de esperança para quem vive na região. “Não só o turismo, mas toda a economia no Centro Histórico foi muito afetada. Tivemos duas chuvas fortes em fevereiro e março, e com isso o desemprego subiu. Julho já foi um mês muito positivo, mas agora com a Bauernfest será muito importante para movimentar a economia e com isso gerar emprego e renda na cidade”, disse presidente do sindicato de hospedagem e alimentação, Germano Valente.
Estima-se que mais de 300 mil pessoas circulem em Petrópolis nos 16 dias de festa. Número de extrema importância, tendo em vista que desde as tragédias esta é a primeira vez no ano, que a ocupação do Centro Histórico ultrapassa a dos outros distritos. A vinda de mais turistas para a cidade resulta ainda no aumento de contratações temporárias, o que também auxilia na recuperação econômica do município. Além disso, a restauração da Catedral São Pedro de Alcântara e do Palácio de Cristal, dois dos principais pontos turísticos do município tem feito a diferença.
“O turismo tem a capacidade de movimentar a economia, toda a cadeia produtiva da cidade se movimenta quando traz os turistas para Petrópolis”, completou Germano.
Os bares e restaurantes também estão sendo beneficiados com a festa do colono alemão. Principalmente os comércios nas Ruas 13 de Maio e 7 de Abril, áreas que estão próximas ao Palácio de Cristal, considerado o coração da festa. O empresário Augusto Pellegrini possui um comércio, e diz estar ansioso para a festa alemã.
“Agosto geralmente tem uma baixa nas vendas, e com a Bauernfest a expectativa é de um mês acima da média. Aqui recebemos em média 200 pessoas por dia e a expectativa é que este número, duplique ou até triplique durante os três finais de semana da festa. Além disso, nós estamos com um menu e decoração especiais na casa”, disse o empresário Augusto Pellegrini.
Augusto Pellegrini esclareceu que já reforçou o quadro de colaboradores do estabelecimento para conseguir atender da melhor forma os clientes. “A gente já fez as contratações antevendo a Bauernfest, para ir treinando os funcionários”, finalizou Augusto.
Por Gabriel Faxola/ Foto: Marlus Renatto