Empresas de ônibus fazem operação especial durante a Bauernfest

Após o início da Bauernfest, na última sexta-feira (12), o Setranspetro informou que para trazer mais fluidez ao trânsito de Petrópolis, as empresas de ônibus ampliaram a operação dos coletivos, principalmente, em direção aos locais do evento. Ainda segundo o sindicato, a linha Cidade das Hortênsias, vai analisar a demanda de passageiros durante a festa para verificar se precisa reforçar o número de veículos.
Nas ruas os petropolitanos afirma que de fato ainda não têm visto atrasos nos horários por conta da festa. “Eu moro no Jardim Salvador e, por enquanto, está normal. Saí hoje pela manhã e não tinha congestionamento no trajeto até o Centro. Vamos ver ao longo da semana como ficará”, conta a dona de casa, Deiseane Alves.
O Barbeiro Arnaldo dos Santos é usuário da viação Cascatinha e também relata normalidade. “Por enquanto não tem muito movimento na parte da manhã nas ruas. Mas o transporte público em Petrópolis não é dos melhores. Os ônibus estão sempre atrasados”, relata o barbeiro.
A Turp Transporte reforçou a operação da linha 700 – Terminal Itaipava, durante o fim de semana, além de ampliar a linha 077 – Terminal Itaipava X Centro(Executivo) para atendimentos durante a madrugada. A Petro Ita também está com operação especial de segunda a domingo, desta vez, na linha 450 – Morin X Terminal Bingen. Já a linha 480 – Quitandinha X Terminal Bingen vai circular com os mesmos horários dos dias úteis durante o fim de semana. Todos os ônibus estão sinalizados com letreiros e decorações relacionados a festa.
o Setranspetro orienta que os passageiros baixem gratuitamente o aplicativo “Vá de Ônibus” para acompanhar, em tempo real, a localização dos coletivos. Os clientes da Turp Transporte podem acessar o App “Cittamobi”. Para saber a programação das partidas, basta acessar gratuitamente o aplicativo “Petro Ita”. A Cascatinha vai observar a demanda e, caso necessário, vai reforçar a operação ao longo do evento.
Na última semana, a Prefeitura de Petrópolis lançou um plano de ação na cidade para ampliar o estacionamento rotativo, a definição de áreas de embarque e desembarque para ônibus de turismo, vans de turismo, táxis e carros por aplicativo.
Apesar disso, para quem trabalha como motorista e precisa circular durante todo o dia, a situação é complicada. ”Está complicado durante a tarde, transitar pelo Centro está impossível”, reclama o taxista João Melo.
Já Leonan Gurgel ainda não sentiu esse aumento no fluxo de carros. “ Por enquanto está tranquilo, mas durantes a festividade normalmente o trânsito fica complicado, então já sei que vai piorar”, conta o Músico.
Por Larissa Martins