Coral Canarinhos de Petrópolis completa 80 anos de tradição e história

O coral Canarinhos de Petrópolis completou no último dia 15 de agosto, 80 anos de existência com trajetória de sucesso que faz parte da história da cidade e que reforça a tradição dos coros. Por conta da data, a um almoço comemorativo será realizado no dia 4 de setembro, além da apresentação de ex-canarinhos, que será realizada no Instituto Teológico Franciscano.
O coral foi fundado por Frei Leto Bienias, e ao longo das oito décadas, mais de três mil vozes já passaram pelo projeto. Hoje ele é constituído por 141 cantores, entre meninos e meninas. O coro mais antigo do país, representa uma das principais heranças deixadas pelos colonos alemãs em Petrópolis.
De maneira gratuita os coralistas participantes recebem alimentação, formação musical e viajam por diferentes regiões dentro e fora do país, para mostrar o trabalho desempenhado pelo coral. Além disso, diferentes artistas da música brasileira, como Roberto Carlos, grupo Roupa Nova e Milton Nascimento, já fizeram apresentações junto com o coral dos Canarinhos. Em 2014, eles ainda cantaram na final da copa do mundo no brasil.
Nas plataformas digitais, são 200 mil reproduções entre Youtube e Instagram. Parte do repertório online, ganhou ainda mais notoriedade durante a pandemia. Para o mastro Marco Lischt, é uma responsabilidade muito grande, dirigir os Canarinhos. “São 80 anos e é um desafio muito grande, mas é uma honra também, pois o coral faz parte da história da cidade. Nós já fizemos apresentações para o Papa João Paulo VI, além de outras apresentações pelo Brasil”, informou.
Matheus Caputo, é coralista há sete anos e conta a experiência vivida por meio do coral. “É muito bom, não só a questão musical, mas fiz amigos e eu era uma pessoa muito tímida. As aulas me ajudaram muito nesse quesito, assim como falar em público”, concluiu.
Por Richard Stoltzenburg