Semana nacional da pessoa com deficiência em Nova Friburgo: maternidade realiza testes que identificam o diagnóstico precoce

Entre os dias 21 e 27 de agosto é marcada a Semana da Pessoa com Deficiência. Instituída por lei, as datas trazem o olhar e o foco às necessidades específicas e a discussão da inclusão de políticas públicas que acarretam qualidade de vida às pessoas com deficiência.
Em Nova Friburgo, na Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, hospital público da cidade que também atende toda a Região Serrana, é realizada a testagem que promove o diagnóstico precoce nos primeiros dias de vida do bebê.
No último ano, durante a atual gestão, a maioria dessas testagens foram implementadas na unidade, como por exemplo, o da orelhinha e da linguinha. Ainda há o teste do olhinho e o agendamento da realização do teste do pezinho. Todos esses exames são extremamente importantes para a detecção precoce de diversas deficiências nos recém-nascidos. Confira:
-Teste da Orelhinha: detecta deficiências envolvendo a fala, mastigação e deglutição;
-Teste do Olhinho: detecta deficiências e anomalias nos olhos dos bebês;
-Teste da linguinha: detecta deficiências envolvendo a fala, mastigação e deglutição;
-Teste do pezinho: detecta deficiências ligadas ao movimento, dentre elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.