“Julho Verde” divulga tema da próxima edição de seminário para crianças e adolescentes

O “Julho Verde” é um projeto da Associação Filantrópica de Petrópolis (AFIPE) e já existe há seis anos. Em 2022 eles realizaram a 6ª edição do seminário, que trouxe temas ligados ao meio ambiente, cultura e tecnologia, para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. E, o tema da próxima edição do seminário já foi definido.

A última edição do “Julho Verde” contou com mais de 100 alunos da rede municipal de Petrópolis. O foco foi nos alunos do ensino médio, o projeto visa ensinar a geração que um dia será responsável por cuidar deste planeta.

“Nós reparamos que a garotada de hoje em dia, não se dedica igual as pessoas se dedicavam no passado. Queremos passar para eles esta responsabilidade, porque o Brasil está nas mãos da juventude. Temos que preservar a cultura e história do nosso país”, esclareceu a presidente da AFIPE, Vera Cecília Pereira.

Além de cultura e turismo, a 6ª edição também falou sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas, prostituição infantil, gravidez precoce e abandono escolar. O tema deste ano foi “Adolescente, construa seu futuro”. Já o tema da 7ª edição será “Recomeçar” e tem o objetivo de orientar os jovens sobre a necessidade de mão de obra qualificada no país.

O “Recomeçar”, pretende buscar profissões antigas que sofrem carência de profissionais no mercado e também, profissionais da terceira idade destas áreas que foram invisibilizados apenas por terem envelhecido.]

“Para a nova edição vamos fazer toda uma triagem, e oferecer os profissionais. Aos mercados por exemplo, indicaremos padeiros, açougueiros, entre outros. Isso vai ser uma forma de tirar este idoso de dentro de casa, onde muitas vezes pode estar em uma depressão, e trazer ele para a atividade novamente”, esclareceu a presidente da AFIPE.

O intuito de juntar estas duas gerações é trocar conhecimento tanto tecnológicos quanto sociais.
“As pessoas entre 40 e 60 anos, muitas vezes são desvalorizadas só por estarem envelhecendo. Projetos como este servem para ensinar crianças e adolescentes a importância de um retorno das pessoas mais velhas ao trabalho. Estamos resgatando trabalhadores que ficaram parados, e isso é importante pro mercado”, finalizou a presidente da AFIPE, Vera Cecília Pereira.

Por Gabriel Faxola/Imagem: Pexels

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.