Aumenta número de internações por acidentes de crianças e adolescentes no Brasil

As crianças têm sido protagonistas do aumento de acidentes no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar, somente em 2021, foram registrados mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes no Brasil causadas por acidentes.
Wellington conta que quando a filha tinha três anos caiu e bateu a cabeça. Desde então a atenção e cuidados redobraram. “Ela estava em casa, tropeçou, caiu e bateu a cabeça na mesa. Levei ela ao hospital e melhorou. Eu sempre tomo bastante cuidado, mas essas são situações que infelizmente podem acontecer”, conta o servidor público, Wellington Gomes.
Ainda segundo os dados, houve crescimento de 5,3% nos casos de internações entre a faixa etária de 1 a 14 anos, em relação a 2020. As principais são referentes a quedas (44%); queimaduras (19%) e intoxicações (5%) . A pesquisa mostra ainda que em média 302 crianças são hospitalizadas por dia por conta de algum acidente. Cerca de 90% deles poderiam ser evitados por meio de ações de prevenção, como dicas simples aos pais, familiares e responsáveis para tornar o ambiente doméstico mais seguro.
Renata tem um filho de 11 anos e conta que ele já se machucou em casa. “Ele estava no banheiro e puxou a toalha de cima do armário. Na mesma hora, o objeto que estava perto foi levado junto com o pano e caiu na cabeça dele. Criança não tem muita noção do que é perigoso, por isso cabe a nós, responsáveis, ficarmos atentos e ensinar”, disse a fisioterapeuta, Renata Scargliuse.
Em Petrópolis os números não são diferentes. O indicador de acidentes da sala de trauma do Hospital Santa Teresa (HST), mostra que entre janeiro e julho deste ano, menores de 18 anos foram responsáveis por 99 casos no município. Só em julho foram 20 registros, o maior percentual do ano até o momento.
Por Larissa Martins / Foto: Pexels