Defesa Civil apresenta protocolo de segurança para o transporte público em Petrópolis

Nesta quarta- feira (31), o ministério público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, realizou uma reunião, onde a Defesa Covol apresentou o protocolo de segurança para o transporte público do município em caso de inundações. Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, empresas de ônibus e Setranspetro.

“Foram apontadas rotas de fuga, locais seguros, treinamento para motoristas dos ônibus, entre outras medidas, que a Defesa Civil informou serem importantes. O protocolo está sendo elaborado por determinação do MPRJ que, no mês de março, instaurou um inquérito civil para apurar as responsabilidades relacionadas aos dois ônibus que caíram no Rio Quitandinha, durante as fortes chuvas”, explica a promotora de justiça, Vanessa Katz.

O protocolo vai ser disponibilizado para a população, já o treinamento acontece a partir do dia 3 outubro e vai contemplar mais de 1.200 profissionais. Também vão ser feitas simulações para os motoristas, para que eles saibam como agir em situações de emergência.

“Segundo o protocolo vão ser instaladas cancelas automáticas na Rua Coronel Veiga para evitar o acesso de veículos em caso de chuva. Atualmente o fechamento é feito pelas equipes da Defesa Civil manualmente. Também serão demarcadas ilhas no chão para os passageiros estarem ciente dos locais seguros para se abrigar em caso de inundação”, explica o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers.

Segundo a superintendente do Setranspetro, os motoristas já são treinados antes de começar de exercerem a função. Mas a capacitação vai contribuir com esse treinamento. “Eles já fazem um série de cursos antes mesmo de atuarem na profissão. São orientados para casos de emergência como incêndio, alagamentos, mas essa capacitação vai ser importante porque é um protocolo que vai evitar que uma nova tragédia se repita”, disse Carla Rivetti.

Por Larissa Martins/ Foto:Thiago Alvarez

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.