PATRULHA MARIA DA PENHA DA PM VAI ATUAR DURANTE OS SETE DIAS DO ROCK IN RIO

Desde a última sexta-feira, 2, e durante todos os dias do evento, uma equipe do programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” da Polícia Militar (PMP-GV) estará nas imediações da entrada da Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, desenvolvendo ações preventivas de conscientização, como também para intervir em casos de violência contra mulher. Os policiais militares da PMP-GV estarão utilizando pela primeira vez a nova viatura entregue ao 31ºBPM (Recreio dos Bandeirantes). O primeiro lote da nova frota foi apresentado na última segunda-feira. São 14 picapes Ford Ranger, parcialmente blindadas, adquiridas para melhorar a acessibilidade e oferecer mais segurança aos policiais lotados no programa e às mulheres que estejam sendo transportadas.  

A presença da equipe do PMP-GV na Cidade do Rock faz parte da programação elaborada pela coordenação do programa preventivo da Polícia Militar para compor uma série de atividades relativas ao enfrentamento à violência contra mulher durante este mês de setembro como parte das de ações recomendadas pela 2ª edição da Operação Maria da Penha, desencadeada em todo o país. Iniciada em todo país na última segunda-feira, 29/08, a 2ª edição da Operação Maria da Penha é liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Forças de segurança de todas as unidades da Federação desenvolverão atividades preventivas e ostensivas em todo o território nacional até o dia 27 deste mês. Participam da iniciativa as Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal, o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público.

No Rio de Janeiro, além do trabalho de rotina de atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência desenvolvido por 45 equipes especializadas em todo território estadual, a coordenação do programa PMP-GV elaborou uma série de agendas extras durante o mês de setembro. Serão realizadas 14 operações itinerantes de prevenção em diferentes pontos da região metropolitana, nos moldes das ações que serão desenvolvidas no Rock in Rio; e sete treinamentos de capacitação junto aos operadores do CECOPOM, que atendem as ligações do Serviço 190. Fazem parte da programação ações sociais e palestras para mulheres.  

Lançado há pouco mais de três anos, o programa PMP-GV já realizou 106, 5 mil atendimentos a mulheres em situação de violência entre agosto de 2019 e agosto de 2022. O programa conta hoje com 180 policiais militares efetivos de ambos os sexos e já capacitou outros 400, habilitados para atuar em casos de substituição ou atuar em eventuais novas equipes.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.