CDL apoia exposição com trabalhos de alunos comemorando o Bicentenário da Independência na Catedral de Petrópolis

Em comemoração ao Bicentenário da Independência, no dia 7 de setembro, às 10h, será celebrada uma missa de ação de graças pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral São Pedro de Alcântara. Após a celebração, às 11h30, será inaugurada a exposição “200 anos, novos olhares”, com trabalho de alunos das escolas paroquiais, na área externa da Catedral.
Para o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Petrópolis (CDL), o empresário Claudio Mohammad, os dois eventos são muito importantes, chamando atenção para a participação dos alunos das escolas nesta comemoração. “Envolver os jovens nesta reflexão é importante para que possam refletir sobre um momento da história que nos trouxe até aqui, uma nação livre e independente”, afirmou o empresário.
Ele, junto com outros apoiadores da iniciativa da Diocese de Petrópolis, por meio do Setor de Educação e da Pastoral da Educação, convida toda população e, em particular os empresários da cidade, para participarem deste momento. “Precisamos agradecer por participar deste momento da história e ao mesmo tempo, prestigiar uma atividade que promove práticas culturais, levando arte e refletindo sobre temas importantes da nossa história”, frisou o presidente do CDL.
Claudio Mohammad parabenizou o bispo da Diocese, Dom Gregório Paixão pela iniciativa, frisando que, “quando incentivamos a participação das crianças e dos jovens, elas levam esta discussão para dentro de casa e passam a refletir com os pais. Não tenho dúvida que esta, e outras iniciativas de formação das nossas crianças e jovens, é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou Mohammad.
A Câmara de Diretores Lojistas de Petrópolis tem incentivado a participação dos empresários, principalmente dos comerciantes na comemoração do Bicentenário da Independência. Ele lembrou que os comerciantes nesta época costumam enfeitar os seus estabelecimentos com adereços que lembram o dia 7 de setembro, com peças em verde e amarelo. “Nosso desejo é que houvesse mais comemorações.
Tentamos organizar uma exposição, mas não conseguimos o apoio necessário. Algumas atividades vão acontecer, como esta na Catedral, porém, acredito que podíamos envolver a cidade nesta comemoração”, comentou o presidente do CDL.
Claudio Mohammad lembra que a história de Petrópolis está ligada diretamente à história da Família Imperial e, principalmente, dos imperadores. Na sua opinião, se houvesse uma programação cultural com vários eventos em comemoração ao Bicentenário da Independência ocorrendo em Petrópolis, seria uma atração a mais para os turistas e visitantes. “Temos uma história rica, um potencial turístico enorme e precisamos aproveitar. Nossa história está de alguma forma ligada diretamente aos acontecimentos da história do Brasil no período do império”, afirmou o presidente do CDL, lamentando a falta de uma programação cultural na semana da Independência.
Serviço:
Horário: 10h
Missa em ação de graças pelo Bicentenário da Independência do Brasil.
Local: Catedral São Pedro de Alcântara.
Horário: 11h30
Inauguração da Exposição – ‘200 anos – novos olhares’ ref. ao Bicentenário da Independência
Local: Área externa da Catedral São Pedro de Alcântara