Campanha de conscientização da artrite, reumatoide e osteoporose acontece até o dia 21 de outubro em Petrópolis

O dia 12 de outubro possui diversos significados, entre eles é considerado o Dia Mundial da Artrite Reumatoide. A data é importante para realizar campanhas de conscientização mundial sobre o que é e qual o impacto das doenças reumáticas e musculoesqueléticas. Desde a última segunda-feira (10), o Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro (Gruparj) está realizando em Petrópolis exames, palestras, exposições, lives e outras atividades para informar sobre a artrite reumatoide e também sobre a osteoporose.
“A artrite reumatoide é uma doença muito prevalente, só em Petrópolis acreditamos que em torno de três mil pessoas devem apresentar a doença. A osteoporose é também uma doença muito frequente, que pode levar a consequências muito sérias”, disse a presidente do Gruparj Petrópolis, Wanda Heloisa.
O dia 20 de outubro é considerado o Dia Mundial da Osteoporose. O Ministério da Saúde divulgou que cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil, mas apenas 20% sabem que possuem a doença que provoca 200 mil mortes por ano no país. Durante o evento vão ser realizados exames das hepatites virais b e c; e exame de densitometria óssea de calcâneo. Todos vão ser gratuitos. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada das 09h às 17h, na sede do instituto, na Rua Monsenhor Bacelar, 589.
“A tendência dos exames é confirmarem um diagnóstico, procurar um especialista de forma precoce, dá uma maior chance de iniciar um tratamento caso seja identificado um resultado positivo a doença, o que diminui ou estabiliza a enfermidade ”, disse a presidente.
As causas desta doença ainda são desconhecidas, mas é comprovado que a artrite reumatoide acomete as mulheres duas vezes mais que os homens e é considerada uma patologia autoimune. No Brasil a artrite reumatoide atinge cerca de 2 milhões de pessoas.
Nos dias 20 e 21 de outubro vai ser realizado o lançamento e distribuição gratuita do guia prático sobre osteoporose e a exposição de quadros “Arte e vida Criativa”. Além disso, nesta quinta-feira (13) vai ser realizada uma Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Petrópolis para debater sobre o assunto.
Por: Gabriel Faxola/ Foto: Wendel Fernandes