Projeto Centro Dia é alternativa para ampliar atenção a idosos acima de 60 anos

Com o objetivo de atender as famílias de menor renda e ampliar o convívio de idosos acima dos 60 anos, o projeto centro dia Levy Miranda, criado em agosto de 2022, se tornou uma referência para cariocas que por diversas questões são impossibilitados de dar atenção aos membros da família acima dos 60 anos.
O centro dia fica no abrigo Cristo Redentor em Higienópolis, na zona norte do rio e funciona de das 08h às 17h. Pelo menos 15 idosos são beneficiados pelo projeto e outras 15 vagas estão disponíveis. As famílias interessadas podem procurar o centro-dia no abrigo, ou o CREAS da região. Os idosos aprovados nas análises da equipe técnica automaticamente são inseridos no projeto.
O ambiente conta com atividades terapêuticas e com profissionais de terapia, além de fonoaudiólogos e acompanhamento psicológico. O espaço ainda concede quatro refeições por dia e de maneira gratuita. Para a esteticista Márcia Costa, o espaço forneceu mais que um local para a mãe, Zenite Costa de 82, mas a continuidade no trabalho. “Nos ajuda muito porque eu trabalho e minhas irmãs também e como ela tem Alzheimer, é preciso ter atenção constante. Com o projeto ela está mais ativa, faz atividades”, comenta.
Por Richard Stoltzenburg