Empresa associada ao Serratec é considerada referência mundial em inclusão digital

O resultado da pesquisa 2023 Digital Inclusion Bechmark, que analisa, há três anos, como as 200 empresas de tecnologia mais influentes do mundo ajudam a promover uma economia e uma sociedade digitais mais inclusivas, é motivo de orgulho para o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana e também para Petrópolis. O Grupo Orange, do qual faz parte a Orange Business, associada ao Serratec e com sede no bairro do Quitandinha, ficou em segundo lugar no ranking de boas práticas da World Benchmarking Alliance (WBA), – à frente de grupos como a Apple, Microsoft e a Meta.

Dentre as principais medidas-padrão avaliadas pela WBA estão a inclusão de mulheres em seus quadros funcionais e apoio à educação em tecnologia para este público. Um exemplo real dessa política em Petrópolis é a Residência em TIC do Serratec, na modalidade Infraestrutura de Redes: um programa gratuito de qualificação profissional em TI exclusivo para mulheres da Região Serrana do Rio. Realizado em 2022 pelo Serratec em parceria com a Orange Business (como parte da iniciativa global da empresa intitulada Women in Tech), a Firjan Senai e o Sinditec, o programa formou 31 novas profissionais, já contratou 17 e pretende abrir 35 novas vagas no segundo semestre de 2023, incluindo ações afirmativas para mulheres trans.

Para Gustavo Braz, Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados de Petrópolis, a inclusão digital é um pilar importante do plano estratégico da Orange Business. Intitulado “Lead the Future” tem como missão tornar a transformação digital eficiente e sustentável para todo o ecossistema da empresa, incluindo clientes, colaboradores, acionistas, a sociedade e o planeta. “Promovemos o engajamento sustentável com um objetivo de Carbono Zero até 2040 (com redução de -45% até 2030) e programas de diversidade que promovem mulheres em tecnologia e diversidade internacional. Temos como meta chegar a 33% de mulheres em nossa força de trabalho até 2025.  O resultado da pesquisa reforça esse compromisso e vamos buscar o primeiro lugar nas próximas avaliações da WBA.”, ressalta Gustavo. Aluna do programa de Residência em TIC do Serratec e contratada da Orange Business como Local Delivey Manager to North America, Fátima Figueiredo Seixas, se sente honrada por fazer parte do time Orange: “Ingressar no mercado de TI significa poder mostrar a força da mulher também nesse mercado de trabalho. A Orange demonstra sua determinação e dedicação por um mundo menos desigual, valorizando a mulher nesse mercado predominantemente masculino.” Fátima fez parte da turma qualificada em Infraestrutura de Redes do Serratec em 2022, formada exclusivamente por mulheres.

Sobre a Orange Business

A Orange Business é integradora de tecnologias da informação e comunicação dedicada ao universo B2B (que significa negócios de empresa-para-empresa) com atuação em todo o mundo. Faz parte do Grupo Orange, que atua globalmente como operadora de infraestrutura de telecomunicações, desenvolvedora de aplicações e integradora de soluções corporativas, além de catalisadora da transformação digital em organizações públicas e privadas de todos os setores.

Metodologia da Pesquisa

O setor privado tem um papel crucial no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas para aumentar a motivação das empresas, é necessário haver uma mudança real na forma como seu impacto é medido. A partir da premissa que setor privado tem um papel crucial no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a World Benchmarking Alliance (WBA) desenvolveu medidas-padrão baseadas no desempenho das empresas em relação aos ODS e que são consideradas transformadoras. Essas medidas-padrão são respaldadas pelas melhores técnicas disponíveis, ao mesmo tempo em que aproveitam as normas e padrões internacionais existentes. O benchmark mede o que as empresas estão fazendo para: aprimorar o acesso universal às tecnologias digitais; melhorar todos os níveis de habilidades digitais; promover o uso confiável, mitigando riscos e danos; inovar de forma aberta, inclusiva e ética.

Resultados da Orange

Na inclusão digital, é uma empresa de destaque nas áreas de acessibilidade e competências. Possui vários programas para apoiar a acessibilidade digital para grupos de baixa renda, mulheres, meninas jovens e pessoas com deficiência, e para promover habilidades digitais em países de baixa e média renda.

A empresa divulga os impostos de renda pagos e as contratações. Além disso, está comprometida com a inovação aberta, pesquisa de sustentabilidade, apoiando startups e aplicando ética em inteligência artificial (IA). A Orange também tem responsabilidade de alto nível em segurança cibernética, relata como o grupo gerencia a segurança da informação e realiza esforços para a segurança infantil online.

Os relatórios da empresa estão alinhados com os padrões internacionais e seu site de responsabilidade social corporativa (CSR) fornece informações por subsidiária. A Orange tem um bom desempenho nos principais indicadores sociais, principalmente no pilar de direitos humanos. Tem compromissos com os direitos humanos e os direitos trabalhistas fundamentais da OIT, saúde e segurança dos trabalhadores, empoderamento das mulheres e prevenção de suborno e corrupção.

Para saber mais sobre a pesquisa basta acessar o link abaixo:
https://www.worldbenchmarkingalliance.org/publication/digital-inclusion/

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.