Defesa Civil pretende adquirir cinco estações meteorológicas

Com a chegada do outono, aumentam as ocorrências de queimadas em Petrópolis, devido a um clima mais seco. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuam por meio do Plano Inverno, que visa a diminuição das ocorrências de incêndios. De acordo com as previsões, o outono em 2023, será mais seco, com maior escassez de chuva. A Defesa Civil também atua com ações de treinamento, capacitação e palestras com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec).

A maioria dos incêndios registrados são ocasionados por ação humana, seja pela queima de lixo verde ou pela limpeza de terreno para a agricultura. “Os incêndios são ocasionados em grande maioria por ação humana. Em Petrópolis, nos últimos dois anos foram registrados alguns incêndios ocasionados por raios, mas poucas ocorrências”, afirma o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers.

Neste ano, Petrópolis deve receber cinco estações meteorológicas que vão auxiliar no monitoramento via satélite, e vão ser adquiridas pelo Fundo de Defesa Civil. “Petrópolis é a única cidade que tem recursos para prevenção em Defesa Civil e isso é importante, pois uma área afetada por queimadas, em um futuro próximo, se torna um local de escorregamento, visto que a vegetação e os recursos do solo são afetados. Com a chegada das estações teremos uma previsão mais assertiva e precisa para todo o município”, afirma.

A fim de monitorar as açõe,s a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou a plataforma “Alarmes” que disponibiliza atualizações diárias, calculadas por inteligência artificial, por meio de fotos tiradas do espaço. “Essas parcerias são fundamentais pois auxiliam a equipe técnica na criação de ações mais veementes em locais mais vulneráveis. Não só com a UFRJ, mas com UCP e outras universidades, temos bom relacionamento”, comenta Gil Kempers.

Em Petrópolis o quarto e quinto distrito, que englobam as regiões de Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse, são os mais afetados pelas queimadas. “Nos primeiros distritos, as queimadas são ocasionadas pela queima de lixo, já nos outros distritos, pela troca de terreno para agricultura. Mas é importante ressaltar que as pessoas não tentem controlar o fogo, visto que pode ocasionar acidentes”, comenta. Em caso de incêndio a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193 e a Defesa Civil pelo 199.

Por Richard Stoltzenburg/Foto: arquivo PMP

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.