O abandono do Palácio Rio Negro: sem obras, espaço está fechado

O Palácio Rio Negro, na Avenida Koeler, guarda lembranças dos tempos áureos de Petrópolis após a Proclamação da República. Mas essa importância parece ter sido esquecida. O prédio, que receberia reformas em 2019, está fechado. Algumas áreas também foram atingidas pelas chuvas de 2022, mas sem danos à edificação. As visitações estão disponíveis apenas nos jardins do complexo histórico.

O Correio Petropolitano tenta, desde a semana passada, contato com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Museu da República, responsáveis pela administração do espaço. Até o fechamento desta edição, as organizações não retornaram o contato.

Por e-mail, o chefe substituto do Escritório Técnico da Região Serrana do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Frederico Camargos de Araújo, informou que está em curso a elaboração do projeto de restauração.

“Atualmente está em curso a elaboração, contratada pelo IBRAM, de um projeto executivo de restauração que engloba todo o Complexo, porém ainda não recebemos o projeto para realizar nossa análise visando o licenciamento da intervenção”, informou Araújo.

O representante do Iphan também disse que a pandemia afetou o desenvolvimento do projeto, mas desconhece o motivo atual da demora para as intervenções. O Escritório, que está estabelecido na Casa da Guarda do complexo do Rio Negro, se disponibilizou a participar das reuniões e dar celeridade ao processo de autorização.

Theatro Dom Pedro

Outro importante espaço histórico-cultural da cidade está fechado, também desde 2019. O Theatro Dom Pedro comemora 90 anos de fundação em 2023, com diversas paralisações da reforma. Os tapumes das obras estão no local, mas não se vê movimento de trabalhadores. A Prefeitura, administradora do espaço, também não respondeu sobre o andamento das intervenções.

O presidente do Instituto Civis, Mauro Corrêa, considera que é urgente a abertura do equipamento. “A importância é a questão cultural mesmo, para desenvolver a arte no município, com seus vários atores”, disse.

Nesta semana, o Ministério do Turismo anunciou que o Theatro receberá R$ 1,8 milhão em verbas para a reforma. O investimento faz parte de um programa nacional da pasta para teatros. O município também não respondeu se já teve acesso à verba.

Por Wellington Daniel

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.