Petrópolis registra queda na confirmação de casos de síndrome gripal

A cidade de Petrópolis registrou queda na confirmação de casos de Síndrome Gripal. De abril para maio deste ano, a cidade registrou uma queda de 96% na confirmação de casos da síndrome. Os dados são do Painel de Monitoramento dos atendimentos de Síndrome Gripal, disponível no site da prefeitura. Do dia primeiro de janeiro até o dia 16 de maio, foram contabilizados 277 casos positivos totais, sendo 271 em adultos e 6 casos em crianças.

Apesar dos números alarmantes, o mês de maio registrou queda se comparado ao mês de abril. De acordo com dados do painel de monitoramento da Prefeitura de Petrópolis, no mês passado, foram confirmados 59 casos de síndrome gripal. Enquanto nos 16 primeiros dias deste mês, foram apenas dois casos. Ainda de acordo com os dados do painel, dos 59 casos positivos do mês de abril, 57 eram adultos e dois, eram crianças. Os dados apontam que os dois casos confirmados neste mês, são em adultos. Se comparado ao mês de março, a queda nos números foi ainda maior. Naquele mês, a cidade registrou 119 casos confirmados de síndrome gripal. Foi o mês com o maior registro de casos, sendo 42% do total de casos neste ano.

Em relação aos casos de covid-19, o site da prefeitura informa que há 28 casos ativos da doença na cidade. Até o momento, no mês de maio foram confirmados 45 casos, enquanto em abril, foram 388 casos de covid-19 no total. Porém, apesar das quedas registradas nos últimos meses, esses números podem voltar a aumentar por conta na queda nas temperaturas, seguindo a tendência no brasil.

Divulgado na última sexta-feira (19), o novo boletim Infogripe da Fiocruz aponta para a manutenção do alto número de internações entre o público infantil causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país. O estudo mostra que, em 13 das 27 unidades federativas, o sinal de crescimento de casos está concentrado fundamentalmente nessa faixa etária. A análise tem como base os dados inseridos no sistema de informação da vigilância epidemiológica da gripe até o dia 8 de maio, sendo referente à semana epidemiológica 18, de 30 de abril a 6 de maio.

Os resultados laboratoriais por faixa etária apontam predomínio dos casos positivos para covid-19 na população adulta, embora mantenha queda em diversos estados. Em contrapartida, mantém-se sinal de aumento nos casos associados ao vírus influenza A e B. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência nacional entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi a seguinte: Influenza A (13,5%); Influenza B (7%); Vírus Sincicial Respiratório (47,5%); e Covid-19 (25,5%). Já entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de: Influenza A (14,5%); Influenza B (8,5%); Vírus Sincicial Respiratório (10,1%); e Covid-19 (63,7%).

Por Raphaela Cordeiro/Foto: Pexels

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.