Procon de Petrópolis realiza mutirão do preço justo para fiscalizar postos de combustíveis

Na quarta-feira (25), funcionários do Procon de Petrópolis fiscalizaram mais de 40 postos de combustíveis do município. A ação faz parte de um mutirão promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) para monitorar postos de combustíveis que não reduziram os preços médios de venda da gasolina e do diesel, após a queda de preços promovida pela Petrobras. No dia 16 de maio, a SENACON emitiu um ofício aos Procons estaduais e municipais, solicitando o monitoramento nos postos de combustíveis de todo o país.
O documento instruía as unidades do Procon a fazerem um levantamento detalhado dos preços. De acordo com Jorge Badia, coordenador da unidade em Petrópolis, a ação aconteceu na região central da cidade e em todos os distritos. “O que a gente percebe que o fato de o preço ser livre na bomba acaba gerando distorções e causando valores injustos. Como no caso de Petrópolis, que paga uma gasolina mais cara do que nos demais municípios do Estado”, explicou o coordenador.
Badia explicou ainda que Petrópolis é um dos municípios que normalmente apresenta valores acima da média. “A cidade que tem característica e vocação turística é penalizada, e o preço do combustível já é repassado ao dono do posto com um valor mais alto”, informou.
De acordo com o Procon RJ, a média estadual verificada para gasolina comum e aditivada foi de R$ 5,37 e R$ 5,48 respectivamente. A redução foi de 5% quando comparada à média estadual divulgada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), na semana anterior, quando o Governo Federal determinou a redução do valor dos combustíveis.
A ação iniciada na última quarta-feira (24), tem a previsão de término para esta sexta-feira (26). A SENACON abriu um canal de denúncias contra postos de gasolina. Para fazer a denúncia, basta preencher um formulário simples, com dados básicos do denunciante e da empresa denunciada. O formulário foi disponibilizado na internet no site da SENACON.
Por Gabriel Faxola/fotos: Thiago Alvarez