Passageiros reclamam de falhas nos sistemas das máquinas de validação do RioCard

O que era para ser uma facilidade, tem se tornado em dor de cabeça para muitos passageiros que utilizam o cartão RioCard, em Petrópolis. De acordo com os usuários do transporte público, as máquinas nos terminais rodoviários da cidade, frequentemente apresentam problemas.

As unidades para validação estão disponíveis em todos os terminais da cidade, mas ainda são insuficientes para atender a demanda. Apesar do comunicado destacado próximo às maquinas, indicar a facilidade da ferramenta, muitos passageiros reclamam da dificuldade para recarregarem os cartões, e reclamam de falhas frequentes no sistema, principalmente nos horários de pico. o que acaba gerando filas de espera.

Grace Roberta mora na localidade Espírito Santo e leva semanalmente a mãe ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao médio, mas nem sempre consegue. “ Ela faz tratamento no Cras da Praça da Liberdade e diversas vezes precisamos remarcar ou chegamos atrasada”, explica. Ela ainda reclama que a máquina não aceita dinheiro aos fins de semana. “Somente no cartão e nem sempre temos saldo na conta”, finaliza.

O aplicativo para validação do cartão está disponível apenas para o sistema Android, mas alguns usuários não possuem a ferramenta NFC, para validar o cartão pelos smartfones. Ademias, estudantes da rede particular também reclamam que não conseguem validar os cartões nas máquinas.

Em nota, A Riocard Mais esclareceu que as máquinas de recarga estão em funcionamento e disponíveis aos clientes, inclusive, a do Terminal Bingen, que permaneceu inativa por 36 minutos durante a manhã desta quinta-feira (25). Os equipamentos são monitorados à distância por um centro de controle da Riocard Mais, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Em casos de interrupção por mau uso ou instabilidade, equipes de manutenção são acionadas imediatamente para restabelecer a operação, como aconteceu no episódio de hoje.

Em relação à validação das recargas adquiridas, o processo pode ser feito por celulares com tecnologia NFC, em equipamentos de recarga ou no próprio sistema de transporte. A Apple adota uma política diferente quanto a entrada de novos aplicativos, mas a Riocard Mais trabalha incessantemente para que o novo App esteja disponível o mais rápido possível para aparelhos IOS.

A compra de créditos no aplicativo da Riocard Mais pode ser feita via cartões de crédito e débito ou por PIX, por Whatsapp, com a ajuda do assistente virtual Tomais.

A recarga do cartão de estudante nas máquinas já está sendo analisada pela Riocard Mais.

por Richard Stoltzenburg/fotos: Marlus Renato

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.