Bar Caçulinha, na Rua Paulo Barbosa, é demolido e transferido para o Terminal Centro

Na tarde deste domingo (28), a Prefeitura de Petrópolis autorizou a demolição do Bar Caçulinha, tradicional há muitos anos na Rua Paulo Barbosa, no Centro da cidade. O bar funcionava na calçada da rua, em um trecho da via que está sendo revitalizado. De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, existe um projeto de revitalização total da Rua Paulo Barbosa, que tem o objetivo de aumentar a área circulante para os pedestres. A demolição do Bar Caçulinha foi autorizada pela prefeitura e realizada por iniciativa privada que garante que as obras de revitalização do espaço sejam realizadas de acordo com os órgãos de preservação e tombamento.

Nas ruas, as opiniões sobre a demolição do espaço, divergem. “Se tratando de um projeto de revitalização tudo o que vem para melhorar, é válido. A mudança de local, não vai fazer diferença porque o bar vai continuar aberto e em um lugar maior. Então é super válido”, disse o aposentado Edevaldo de Souza. “Eu não gostei da demolição do bar. Ele é super antigo e tradicional. Já estou sentindo falta dele aqui. Todo mundo parava aqui e tinha sempre alguém, o banheirinho da galera do ônibus e agora vamos ter que ir lá do outro lado. Já fazia parte da história de Petrópolis”, disse o rodoviário Fernando Passos. “Eu achei a demolição excelente. O espaço ficou muito mais bonito e limpo”, disse o aposentado Nelson Schimit.
De acordo com o Governo Municipal, a autorização para a demolição só foi possível pois o município, por meio da CPTrans, garantiu ao comerciante um novo espaço, com melhores condições e área de trabalho, na Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina, o Terminal do Centro. O Bar Caçulinha já está funcionando no novo local e o comerciante, Dirceu Pereira de Souza, o famoso Caçulinha, afetado pela remoção do antigo estabelecimento, recebeu um novo espaço, com instalações maiores e infraestrutura adequada.
A revitalização da Rua Paulo Barbosa, é um projeto antigo que envolve iniciativa pública e privada. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Simão, no ano de 2019, que prevê principalmente a duplicação das calçadas e o aterramento dos fios. A demolição do bar do caçulinha foi bancada pela família Simão, proprietária do imóvel que fica naquele trecho, mas não garante a revitalização de toda a rua. De acordo com o arquiteto, é necessária a aprovação de todos os proprietários da via, para que o projeto tenha continuidade. A Prefeitura de Petrópolis, mesmo informando que o projeto de revitalização está em andamento, não deu prazos sobre quando ou como a revitalização terá continuidade.
Outro ponto, é o abrigo de ônibus executivos das linhas da empresa Turp que ficam no mesmo trecho da calçada. De acordo com o projeto desenvolvido pelo arquiteto, outro ponto de ônibus será instalado no mesmo local, mas por enquanto, os passageiros estão sem abrigo. A segunda-feira amanheceu chuvosa em Petrópolis e os passageiros, precisaram se abrigar no ponto de ônibus da linha 600, Terminal Corrêas, enquanto aguardavam os executivos.
A nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrópolis para saber sobre o andamento do projeto de revitalização, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.
texto e fotos por Raphaela Cordeiro