Moradores de Paraíba do Sul sofrem com a falta de creches no município

Paraíba do Sul sofre com carência de vagas, superlotação em creches e obras inacabadas das mesmas desde de 2016, este cenário dificulta o acesso de crianças a educação infantil na cidade. Atualmente o município possui 9 creches que atendem as áreas centrais, bairros e alguns distritos, porém estas unidades não são suficientes para suprir as demandas relacionadas ao ingresso das crianças nessas instituições de ensino.
O município possui uma obra inacabada de construção de creche pré-escola tipo 2 no bairro Inema desde de 2016. Os recursos para a construção da unidade são de R$ 1.419.046,56 e vieram do governo federal por meio do Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Educação (FNDE). O termo convênio do contrato da obra foi firmado entre os órgãos municipais e federais em 2013, e em 2014 o FNDE disponibilizou 25% deste recurso somando R$ 202.540,68 a prefeitura municipal que liberou a licitação do projeto somente em 2016 onde fechou contrato com a SOMA Empresa de Prestações de Serviços LTDA, empresa responsável pela construção. De 2016 a 2023 somente 15% da obra foi levantada e a prefeitura municipal deixou vencer os recursos liberados pelo governo federal pois a vigência do termo convênio expirou em 13/03/2023, e assim o órgão municipal deixou escapar a oportunidade de instalar um novo centro educativo infantil que sanaria as questões de vagas.
Segundo o vereador André Salgueiro (RP) já se somam 3 anos sem que o poder executivo do município levantasse ou ampliasse alguma unidade de ensino, e indaga que nenhuma sala de aula foi construída para ampliar o número de vagas e atender as necessidades da população. O parlamentar afirma que vem recebendo diversas reclamações de pais que não conseguem matricular seus filhos nas creches da cidade. Muitos casos as crianças estão há quase um ano na fila de espera de uma vaga, e isso implica diretamente na vida dos pais, pois de acordo com o relato de uma mãe jovem moradora local, ela abriu mão de uma oportunidade de emprego por não ter aonde e com quem deixar a criança, e ressalta que estar desde de 2022 atrás de vaga para a filha em alguma unidade de educação infantil na cidade.
O vereador salienta que para que este problema acabe é necessária a construção de novas creches para atender crianças do berçário a o mesmo fala sobre o projeto que está propondo ao município, que seria a transformação do CIEP em uma escola-creche para atender a educação berçário e infantil. Até o fechamento desta edição a Prefeitura de Paraíba do Sul não respondeu aos questionamentos da nossa equipe em relação à falta de vagas e sobre a obra na creche no bairro Inema.
Foto: Simec