Programa Paraíba Luz deixa bairros de fora

A População de Paraíba do Sul reclama da falta de luz nos bairros e praças da cidade. Os problemas vão de lâmpadas queimadas à blackout total. No bairro Sardoal, moradores improvisaram um varal de lâmpadas em pontos estratégicos para não ficar na escuridão. Na rua Mina, a Praça do Parque Morone está sem uma iluminação e a praça do Curupaity também está no total escuro com 6 lâmpadas queimadas. A falta de luz se estende para outros distritos do município causando transtornos aos cidadãos.
O vereador André Salgueiro (RP) destacou que irá pedir esclarecimentos a Prefeitura Municipal sobre o programa “Paraíba Luz”, que tem como objetivo a troca de 100% da iluminação pública de Paraíba do Sul para lâmpadas de Led. A ação prevê uma economia de 45% na conta de iluminação pública paga pelo órgão municipal, o programa recebeu um investimento de R$ 4 milhões 299 mil 782,40.
Segundo Manuela Vieira, moradora da estrada Joaquim Henrique Fraga, o programa Paraíba Luz só funciona no centro da cidade. O bairro está há quase um ano sem iluminação, além de outras questões relacionadas à limpeza do espaço, já que a vegetação tomou conta do local. Outro a mostrar insatisfação através de um post na rede social foi José Geraldo, que criticou a prefeitura alegando que o centro da cidade está todo “bonito” e os bairros estão jogados às traças.
A iluminação pública está diretamente ligada ao bem estar dos cidadãos, com isso a falta dela causa uma sensação de insegurança e desconforto nos indivíduos e também podem contribuir para ocorrência de acidentes e crimes. Em Paraíba Sul há registros de moradores da rua Guilhermina Mathias Gonçalves no retiro alertando uns aos outros a passar com lanternas no lugar por conta do perigo de caminhar no escuro total, depois de uma moradora do local ter sido picada por uma cobra quando pisou no animal sem ver, a mulher passa bem. A rua é conhecida por ter muitos animais peçonhentos, como cobras, escorpiões entre outros.
Por Leandra Lima (estagiária)