Cachorro da Guarda Municipal visita os idosos do Abrigo Cristo Redentor do Governo do Estado

O Terrier brasileiro, ‘Gigante’, realizou a atividade de cinoterapia com os idosos acamados


‘Lambeijos’ e muitas risadas. Isso foi o resultado que Gigante provocou nos idosos do Abrigo Cristo Redentor, nesta sexta-feira, dia 15. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com a equipe da Guarda Municipal do Rio que irá levar, toda semana, o cãozinho para atividades de cinoterapia.  O objetivo é que os idosos criem um vínculo amoroso com o animal facilitando o processo de aprendizagem e memorização dos abrigados. É uma influência motivadora para melhorias e avanços intelectuais e até mesmo motores.

Não é a primeira vez que a cinoterapia acontece no Abrigo. Antes da pandemia, a atividade era realizada semanalmente, e agora, o projeto, sucesso entre os acolhidos retorna com força total. Gigante não se fez de rogado e interagiu com muito carinho com os idosos acamados, que mesmo com limitações físicas, não deixaram de fazer carinho no bichinho.

“A cinoterapia com os nossos idosos tem trazido inúmeros benefícios, como o bem-estar físico e emocional. Os sorrisos nos rostos dos idosos mostram toda satisfação e alegria diante do contato com o Gigante”, afirma a diretora do Abrigo Cristo Redentor, Nádia da Silva

Sobre o Abrigo Cristo Redentor

O Abrigo Cristo Redentor tem 88 anos e é uma instituição governamental de caráter residencial, destinada à pessoa idosa, com idade igual ou superior à 60 anos, independente ou com algum grau de dependência, vinculado à Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Atualmente o Abrigo atende aproximadamente duzentos idosos na modalidade de acolhimento institucional, com assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Os acolhidos recebem todo um acompanhamento, tanto nutricional, médico e psicológico. O Abrigo é organizado em 5 cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.
No Abrigo Cristo Redentor funciona ainda o Centro Dia Levy Miranda, um espaço destinado à atender a pessoa idosa, de ambos os sexos, com grau de dependência leve ou moderada, composto por equipe técnica multidisciplinar. O Centro Dia contribui para o processo de envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, o convívio comunitário e a prevenção de situações de risco social.

Foto: Gil Soares

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.