Educação: Novos kits pedagógicos e mais 16 ônibus zero quilômetro vão integrar a rede em 2021

Planejamento garantirá estrutura necessária para a retomada das aulas presenciais no próximo ano
Mobiliário, brinquedos, material esportivo e kits musicais são algumas das novidades que serão encontradas pelos alunos da rede municipal em 2021. E mais uma vez o governo investe na compra dos kits pedagógicos, que encantaram pais e alunos. O município também vai adquirir mais 16 ônibus escolares, aumentando a frota para 48 veículos prontos a atender os estudantes. Todo investimento foi feito por intermédio da adesão da ata de compra no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Vale ressaltar ainda não há data definida para o retorno presencial das aulas, no entanto, graças ao Plano de Retorno construído de forma democrática pela Secretaria de Educação e planejamento que vem sendo construído durante esse ano para garantir um retorno tranquilo para mais de 41 mil alunos, a rede estará toda equipada para receber servidores e estudantes.
O poder público está investindo na compra de kits pedagógicos para os alunos. A ideia é que os conjuntos sejam entregues para os alunos no próximo ano. Essa será a segunda vez que o município vai comprar kits para os alunos. A primeira compra ocorreu em 2019 por meio da adesão a uma ata de compra do FNDE. Na época, o pregão realizado pelo Governo federal – FNDE – teve início em 2018 e foi concluído em 2019. A prefeitura de Petrópolis aderiu à ata do FNDE em dezembro de 2019, quando foi aberta a possibilidade de adesão.
A entrega dos conjuntos pedagógicos para a Prefeitura de Petrópolis começou em março e terminou no final de maio de 2020. Logo após, os materiais foram distribuídos para os estudantes da rede – cada aluno recebeu o seu. A segunda compra também será feita graças a adesão a outra ata de compra do FNDE. O processo funciona da seguinte forma: o governo federal abre, por intermédio do FNDE, um grande processo de compra e as prefeituras interessadas têm a oportunidade de adquirir e pagar por todo material recebido – o pagamento é feito com recursos próprios da prefeitura.
Rede municipal também receberá novos ônibus
Além dos kits, o transporte dos alunos que moram nas localidades conhecidas como “de difícil acesso” contará com o reforço: a Secretaria de Educação também aderiu a ata de compra do FNDE para adquirir 16 novos ônibus. Essa também será a segunda vez que uma compra grande ônibus será feita pela Secretaria de Educação. Em 2019, a prefeitura também aderiu a compra e adquiriu 11 novos ônibus. Com mais 2 que já haviam conquistados desde 2017, a frota da Secretaria de Educação chegou a 32 ônibus. Com essa segunda compra – a adesão a ata ocorreu neste ano, em 2020, e os veículos serão entregues a partir de 2021 – a frota vai ser renovada com mais 16 ônibus e chegará a 48 veículos. Importante destacar que esses ônibus transportam as crianças e adolescentes que moram em locais distantes, onde o transporte comum não chega com facilidade.
Retorno com segurança
Ainda não há data para o retorno das aulas, mas, quando for possível, o reforço no atendimento atenderá aos protocolos garantidos no plano de retorno, com distanciamento, limpeza e uso de EPIs necessários de acordo com a faixa etária dos alunos e das funções dos servidores. Além disso, cada creche e escola vai se adaptar ao Plano de acordo com as particularidades de cada prédio, com toda a estrutura necessária: merenda de qualidade e acompanhamento nutricional, limpeza e organização.