Setembro Amarelo: valorização da importância da saúde mental

Em Petrópolis o projeto ‘Viver é da Hora’ incentiva a adoção de estilo de vida saudável e de promoção da saúde mental
No mês de setembro são ampliadas as discussões sobre a prevenção ao suicídio e a importância de ações que favoreçam a preservação da saúde mental. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa do Setembro Amarelo acontece durante o ano todo. Em Petrópolis, o projeto ‘Viver é da Hora’, desenvolvido pelo Núcleo de Psicologia Escolar da Secretaria de Educação, incentiva a adoção de estilo de vida saudável e de promoção da saúde mental.
O Núcleo também realiza durante todo o ano outras ações e projetos para o cuidado da saúde mental das alunas e alunos da rede municipal. Entre eles estão o ‘Fala que eu te escuto’, que promove por meio das rodas de conversas a escuta ativa e qualificada dos jovens, levando a reflexão sobre o autoconhecimento e a consciência social.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2023), o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 em comparação com o ano anterior. E Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.
Nesta última sexta-feira (28), na Escola Municipal Germano Valente, o projeto petropolitano realizou um show de talentos com estudantes da rede municipal, que marcou a programação do Setembro Amarelo no município. Participaram estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental com apresentações de canto, dança, poesia, mímica, banda, stand-up, teatro e outras manifestações artísticas.
“A promoção do show de talentos teve como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos e alunas, reconhecendo e valorizando a diversidade de habilidades e interesses. E eles deram um show de criatividade e diversão”, comentou a secretária de Educação, Adriana de Paula.
Gabriel Rattes