Estagiários da educação municipal de Petrópolis ficam fora do início do ano letivo

Estagiários da educação, contratados pela Prefeitura de Petrópolis, para atuarem nas escolas municipais, auxiliando no atendimento de crianças com deficiência relataram que não retornaram às atividades junto aos alunos no início do ano letivo, que se inicia na próxima segunda-feira (5). Segundo os profissionais, a volta deles se dará após o período de recesso do carnaval, ou seja, no dia 19 de fevereiro.
“Eu não sei como será esse retorno das crianças com deficiência, sem o nosso auxílio, porque a professora tem uma demanda muito grande com toda a turma, e as crianças que necessitam de mediadores, elas têm que ter um cuidado maior, para se integrarem com o todo”, disse uma estagiária, que desejou não ser identificada.
Com a situação, os mediadores ressaltam a importância do trabalho na promoção da inclusão e no auxílio individualizado às crianças com deficiência, para eles a decisão de não iniciarem as atividades junto com os alunos, representa um desafio para os mesmos. Para além disso, esse impasse provoca nos trabalhadores dúvidas em relação à valorização que o órgão municipal dá à mão de obra realizada por eles.
Além disso, outra denúncia, levantada pelos estagiários, é a questão do salário. Conforme apontado pelos estagiários o contrato celebrado entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), estabelece que o pagamento deveria ser efetuado até o quinto dia útil de cada mês, no entanto o montante é depositado somente no décimo dia útil.
Sobre o retorno dos estagiários e a relação dos pagamentos, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos do Correio, até o fim desta edição.
Por *Leandra Lima/Foto: arquivo PMP