Moradores da Serra Velha realizam manifestação por estarem há 15 dias com problemas no fornecimento de energia

Os moradores que vivem entre a comunidade do Lopes Trovão e a Raiz da Serra, na Serra da Estrela, se reuniram, na quinta-feira (22), para manifestar a falta de assistência da Enel. Os moradores afirmam que já estão enfrentando picos de energia desde o dia 9 de fevereiro, sexta-feira de carnaval. Ao longo dos quinze dias, independente se chove ou venta, a energia na região cai e leva horas para ser reestabelecida.

“Esse problema de falta de energia na Serra Velha não é de hoje. Nós estamos enfrentando isso há muito tempo. Mas o caso que aconteceu nesta quinta-feira, no Lopes Trovão, já vem acontecendo desde 9 de fevereiro. Os moradores ligavam para Enel, para relatar o problema e só no dia 14 um carro foi enviado e o problema persistiu”, disse Dani Souza, moradora da região e liderança comunitária da Serra Velha.
Somente na quinta-feira, os moradores fecharam a Serra Velha em duas ocasiões. A primeira manifestação aconteceu à 13h. De acordo com os moradores, pouco depois, uma equipe da Enel esteve no local para reestabelecer o serviço. Horas depois, a energia foi interrompida mais uma vez. Então, às 20h os moradores voltaram a interditar a via.
De acordo com Dani Souza, os maiores problemas enfrentado na região são a falta de manutenção na rede elétrica, além da falta de poda na vegetação próxima aos fios. Na ocasião do carnaval, somente após 5 dias sem energia, uma equipe da Enel foi até o local reestabelecer o serviço, que voltou a parar de funcionar alguns dias depois.
“Eu como liderança comunitária acredito que deveria ser uma parceria da Enel com a Prefeitura de Petrópolis. Essas quedas estão relacionadas à poda de árvores e a vegetação fica caindo sobre os fios. Também tem muito problema com ‘gato’ aqui, porque as pessoas não conseguem relógio de luz com a Enel, por se tratar de área ambiental”, disse Dani.
Procurada, a Enel informou que técnicos da companhia trabalharam ao longo de toda esta quinta-feira normalizando o fornecimento de 99%, dos clientes aproximadamente às 23h. Ainda de acordo com a distribuidora, a ocorrência na localidade foi causada pela queda da vegetação na rede elétrica após fortes ventos que atingiram o município. Foi informado ainda que, como a vegetação estava em uma área de propriedade privada, houve dificuldade de acesso.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe foi acionada para a manifestação. De acordo com comando da unidade local foi está estabilizado e a via totalmente desobstruída. Por conta da manifestação, a Petro Ita informou que duas linhas do meio da serra foram totalmente interrompidas durante a tarde.
Por Raphaela Cordeiro/Foto: divulgação