Painel com dados sobre a Síndrome Gripal em Petrópolis não é atualizado há quase um ano

Por Raphaela Cordeiro

Os dados do painel de atendimentos de Síndrome Gripal em Petrópolis, disponível no site da prefeitura, não são atualizados desde julho de 2023. Uma das abas do Portal de Serviços da Secretaria Municipal de Saúde deveria apresentar dados atualizados especialmente sobre as síndromes gripais, mas, quando aberto, traz a seguinte mensagem “Atenção: os dados apresentados são referentes até o dia 13/07/2023”.

Esta última atualização, há quase um ano, apontava que, na época, a cidade apresentava 27,1% de positividade para casos de síndrome gripal. Entre os mais de 79 mil atendimentos realizados naquele momento, mais de 21 mil testaram positivo para Influenza A, Influenza B e vírus respiratórios, por exemplo.

A não atualização do painel é preocupante, não só pela falta de acesso à informação, como também pelo fato de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estarem em alta em diversas regiões brasileiras, segundo dados do Boletim Infogripe. A última atualização aponta ainda uma crescente na circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que gerou um aumento expressivo na mortalidade em crianças de até dois anos, superando as mortes associadas à Covid-19 nesta faixa etária.

Nos últimos dias, em uma publicação nas redes sociais, o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Patuléa, citou que a pasta vem percebendo um aumento considerável de casos respiratórios. “O aumento acontece tanto em crianças, como em adultos. Isso tem feito com que as emergências tenham sido mais procuradas, aumentando os tempos de espera”, disse.

Nesta segunda-feira (29), inclusive, a Prefeitura de Petrópolis deu início à campanha “Vacina para Todos” contra a gripe, para todas as pessoas acima dos seis meses de vida. Segundo o Governo Municipal, a medida visa ampliar a proteção da população contra a gripe, especialmente diante da proximidade do inverno, período em que os casos de síndromes respiratórias gripais tendem a aumentar. Porém, os dados sobre os casos na cidade não estão disponíveis para a população.

A nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrópolis para saber o motivo de manter o portal desatualizado há tantos meses e também perguntamos se estas informações estão sendo publicadas em outro portal. Mas, até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.