Atleta petropolitano conquista bicampeonato mundial de Jiu-jitsu

Competição é organizada por uma das principais organizações da modalidade no país
Por Gabriel Rattes
O atleta petropolitano Eduardo Telles conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Desportivo (CBJJD). A competição, que também é organizada pela Associação Internacional Brasileira da modalidade (na sigla em inglês, ISBJJA), foi realizada neste último final de semana, em Deodoro-RJ, na Arena da Juventude. O atleta que compete na faixa roxa pela equipe Marcos Fulgencio, já havia sido campeão da competição no ano passado. Na temporada 2023/24, Eduardo acumula um total de 14 medalhas em seis etapas. Além de campeão na sua categoria, foi terceiro colocado no absoluto (onde compete com todos os atletas da faixa roxa master 2, sem distinção de peso).
Em entrevista ao Correio, afirmou que o seu objetivo para esse ano é terminar líder do ranking da confederação. “Pra mim foi um sonho realizado. Eu sempre quis ganhar um campeonato dessa importância, da maneira que foi, contra um adversário duríssimo, valorizou ainda mais a minha conquista. Ano que vem estarei em busca do tricampeonato”, enfatizou o atleta, que competiu na faixa roxa, categoria pesadíssimo – master 2.
Para o restante da temporada, Eduardo ainda irá disputar o Brasileiro Master, Estadual e o Rio Internacional Cup. Em seis etapas da CBJJD na temporada, já conquistou 14 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e cinco de bronze. “Meu principal objetivo é para que nos próximos anos, eu esteja disputando um campeonato europeu de jiu-jitsu ou até um sul-americano fora do Brasil. Para o restante dessa temporada, eu espero conquistar mais medalhas e terminar o ano como líder do ranking da CBJJD”, enfatizou Telles.
Neste último mês de junho, Eduardo disputou o Campeonato Brasileiro da CBJJD, com e sem kimono. Nele, foi campeão da categoria master 2, sem kimono (NOGI), faixa roxa, até 120kg, e conquistou a medalha de prata na mesma categoria, mas com kimono. Disputou também o absoluto (onde compete com todos os atletas da faixa roxa master 2, sem distinção de peso) e foi terceiro colocado em ambas as categorias, com kimono e NOGI.
Eduardo possui títulos da Copa Magé 2023, Taça Rio FJJPRO 2023, Summer Rio CBJJD 2024 e Sul-americano CBJJD 2024. No entanto, mesmo com resultados expressivos, ainda encontra dificuldade em viver do esporte. “Atualmente, eu trabalho em mais de um emprego. Trabalho numa portaria, faço freelance e segurança numa farmácia. Então assim, hoje a minha maior dificuldade é treinar, é ter um patrocínio que possibilite que eu vá em mais competições. Eu tenho vaga para lutar o europeu em Portugal, mas não tenho condições financeiras para ir”, enfatizou.
Para apoiar o atleta de alguma maneira, basta entrar em contato pela página no Instagram: @eduardotellesclubedaluta.