Ônibus da Petro Ita perde freio e bate em barranco no Independência nesta quinta-feira

Por Raphaela Cordeiro

Na manhã desta quinta-feira (22), um ônibus da Petro Ita perdeu o freio em uma curva, na região do Independência, e colidiu contra um barranco. O acidente aconteceu próximo das 9h. Segundo moradores, o coletivo estava lotado de passageiros, mas até o momento, não há informações sobre os feridos.

O acidente aconteceu pouco antes de um ponto de ônibus, onde já havia outros passageiros aguardando pelos coletivos. O Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados para a ocorrência. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que alguns passageiros são retirados do coletivo pelas janelas.

A Petro Ita foi permitida a voltar a operar nas regiões do Morin, Alto da Serra e Meio da Serra a partir desta quinta-feira. Desde julho, a Cidade Real havia assumi as linhas destas regiões. Porém, a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) já gera insatisfação na população da cidade que pede a saída da empresa de todas as linhas da cidade, devido às quebras constantes. Só na manhã desta quinta-feira, um relatório do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comuntran), aponta para dez quebras em coletivos da Petro Ita só nesta manhã.

Na noite de ontem (21), após a decisão do TJRJ, a população e membros da Prefeitura de Petrópolis se manifestaram no Terminal do Centro contra o retorno da operação da empresa. O Governo Municipal emitiu uma nota sobre o assunto: “A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Procuradoria Geral do Município, demonstrou irresignação com a decisão da Justiça que determinou a revogação dos decretos de caducidade contra a Petro Ita e informou que vai tomar todas as medidas judiciais cabíveis, de forma imediata, para reverter a situação, evitando o quadro de caos no transporte público municipal, garantindo a vida e segurança dos usuários e rodoviários.

Em menos de três anos, a empresa Petro Ita cometeu mais de três mil infrações. Foram mais de 1.500 quebras só nos primeiros meses deste ano, o que embasou a decisão de decretar a caducidade do contrato da Petro Ita.

Desde que a Petro Ita foi substituída, em julho deste ano, o índice de quebras caiu 94%, após o início de operação da nova empresa que assumiu as linhas.”

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.