IDEB: confira a classificação das escolas de Petrópolis

Cidade ficou abaixo das metas estabelecidas pelo MEC
Por Gabriel Rattes
Na terceira semana de agosto deste ano, foram divulgados os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgados pelo Correio Petropolitano, a cidade de Petrópolis permaneceu abaixo da meta estabelecida na pesquisa de 2021 para as escolas municipais. A cidade atingiu a meta no ensino
médio, com a escola municipal Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio, entretanto não conseguiu atingir o índice estabelecido pelo MEC para o Ensino Fundamental. Confira na matéria a lista das cinco melhores e piores instituições municipais de ensino na classificação da pesquisa.
Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o índice varia de 0 a 10. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Como um todo, nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as escolas municipais de Petrópolis tinham a meta estabelecida de 6,2 para 2023. Com o resultado, a cidade alcançou apenas 5,7 (estando 0,5 abaixo). No ranking, a melhor escola municipal de Petrópolis foi a Escola Santa Luiza de Marillac, com 7,4 de nota. Em 2021, o MEC havia estabelecido a meta de alcançar a nota 7,4, portanto, a escola permaneceu nos parâmetros indicados. Já a pior escola, foi a Escola Municipal Magdalena Tagliaferro, com 4,1 de nota, enquanto a meta estabelecida na última pesquisa foi de 6,0 (1,9 abaixo).
Ranking
Cinco melhores: 1- Escola Santa Luiza de Marillac: nota 7,4 (meta: 7,4) 2- Escola Municipal General Heitor Borges: nota 6,9 (meta 6,2) 3- Escola São Judas Tadeu: nota 6,8 (meta 6,8) 4- Escola Santo Antônio: nota
6,8 (meta 6,8) 5- Escola Paroquial da Alcobaça: nota 6,7 (meta 6,2)
Cinco piores: 1- Escola Municipal Magdalena Tagliaferro: nota 4,1 (meta 6,0) 2- Escola Municipal Monsenhor Cirillo Calaon: nota 4,4 (meta 6,2) 3- Escola Municipal Professor Paulo Monte: nota 4,4 (meta 5,2) 4- Escola Municipal Pedro Amado: nota 4,4 (meta 5,8) 5- Escola Municipal Governador Marcello Alencar: nota 4,6 (meta 5,1)
Anos finais do Ensino Fundamental
Quanto aos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano), o MEC havia estabelecido a meta de 5,5 no geral, mas o resultado foi de 4,8 (0,7 abaixo). A escola municipal que apresentou a melhor nota foi a Escola Municipal Bataillard, com 6,0 de nota, enquanto a meta estabelecida em 2021 foi de 5,0. Já a pior instituição de ensino foi a Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti, com 3,3 de nota, enquanto a meta era de alcançar 5,6 na classificação do IDEB. Ranking
Cinco melhores: 1- Escola Municipal Bataillard: nota 6,0 (meta 5,0) 2- Escola Municipalizada Santa Terezinha: nota 5,8 (meta 4,7) 3- Escola Municipal Dra. Paula Buarque: nota 5,6 (meta 5,8) 4- Escola São Judas Tadeu: nota 5,5 (meta 5,5) 5- Escola Paroquial do Loteamento Samambaia: nota 5,4 (meta 6,4)
Cinco piores: 1- Escola Municipal Rosemira de Oliveira Cavalcanti: nota 3,3 (meta 5,6) 2- Escola Germano Valente: nota 3,3 (meta 6,5) 3- Escola Paroquial Carlos Demia: nota 3,6 (meta 5,5) 4- Escola Municipal Dr. Barros Franco: nota 3,9 (meta 4,9) 5- Escola Municipal Johann Noel: nota 4,0 (meta 5,3)
Ensino Médio
Para os anos do Ensino Médio, somente há uma escola municipal que atende o grau de ensino na cidade de Petrópolis, o Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio. Em 2021, o MEC havia estabelecido a meta de 4,2 para o grau de ensino. Já na última pesquisa divulgada em agosto deste ano, o Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio conseguiu atingir a nota de 5,1, estando 0,9 acima do esperado pelo Ministério da Educação.
Questionada sobre os índices da Educação quando foram divulgados os dados, a Prefeitura de Petrópolis se manifestou ressaltando que a atual administração reconhece que ainda há muito o que avançar, porém vê de forma positiva os dados do Ideb. “Nesses dois anos e seis meses de governo, a Educação recebeu investimentos significativos tanto na questão da infraestrutura (reformas, criação de novas unidades e merenda de qualidade), na parte profissional (capacitações, formações e realização do concurso público) quanto na parte pedagógica (projetos que estimulam a alfabetização na idade certa, a inclusão e a equidade na rede municipal)”, afirmou em nota.
“A meta da atual administração é a alfabetização na idade, que todas as crianças saibam ler, escrever e interpretar um texto de forma correta e na idade correta. A atual administração vê de forma positiva os dados do Ideb divulgados nesta quarta-feira, afirmando todo o trabalho, esforço e união da rede municipal para que não houvesse redução, como aconteceu nos anos de 2019 e 2021. A atual administração reconhece que ainda há muito o que avançar, mas que a cidade está no caminho certo, trabalhando em rede, potencializando as escolas e cuidando dos alunos e alunas”, completou a Administração Municipal.