Parque Aquático Júlio Delamare completa 45 anos
Passando por manutenção e com mais de 5 mil inscritos em atividades gratuitas, equipamento estadual recebeu nova iluminação e agora conta com área kids para filhos dos alunos
O Parque Aquático Júlio Delamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, comemora nesta sexta-feira (15/09) seu 45º aniversário como um dos principais centros públicos de esportes aquáticos da América Latina. Com mais de 5 mil pessoas matriculadas nas atividades gratuitas do equipamento estadual, o “quarentão” segue firme. Gerido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, o espaço conta com nova iluminação, obras de manutenção e a nova área kids destinada aos filhos dos alunos durante o horário das aulas.
O governador Cláudio Castro ressalta que desde sua inauguração, em setembro de 1978, o equipamento tem papel fundamental na promoção da excelência nos esportes aquáticos no Rio de Janeiro.
– O Parque Aquático Júlio Delamare é um ícone dos esportes aquáticos e a comemoração de seus 45 anos é um testemunho da importância e legado do equipamento para o estado. O Governo do Rio está fazendo melhorias no espaço, que é tão importante para o esporte de alto rendimento quanto para a população – afirmou o governador Cláudio Castro.
Ao longo de seus 45 anos de história, o Parque Aquático Júlio Delamare foi palco de inúmeros eventos esportivos, desde competições regionais até campeonatos internacionais. Este ano, além de dobrar a oferta de vagas à população, o equipamento também vem retomando o calendário de eventos e competições, de maneira a inspirar e fornecer uma plataforma para que atletas e praticantes realizem seus sonhos no mundo dos esportes aquáticos.
– As aulas gratuitas no Parque Aquático Júlio Delamare são fundamentais para proporcionar acesso igualitário ao esporte aquático e promover a saúde e segurança da população. A Secretaria de Esporte e Lazer se empenha para aumentar a oferta de aulas gratuitas e de qualidade às pessoas, ao mesmo tempo em que abre as portas do equipamento para fortalecer o esporte de alto rendimento e os atletas profissionais que contam com o espaço para treinar – disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Hoje o equipamento conta com aulas de natação, hidroginástica, polo aquático e saltos ornamentais, realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Nova Área Kids
Além da reforma da piscina e do entorno, das arquibancadas, de todos os banheiros, vestiários e também da cantina ganhou nova iluminação e câmeras de segurança, que permitiram a abertura das aulas noturnas. Mas a novidade dos 45 anos do equipamento estadual é a nova área kids, destinada aos filhos dos alunos matriculados nas atividades aquáticas. A construção de um espaço dedicado a crianças atende a demanda de mães que participam das aulas no parque e não tinham com quem deixar seus filhos para realizar a atividade física. A área kids conta com brinquedos, atividades lúdicas e monitores treinados.
– Para os pais, é a liberdade de se concentrar em na própria saúde e bem-estar sabendo que seus filhos estarão em um ambiente seguro, supervisionado e repleto de diversão. Certamente vai resultar em treinos com mais frequência e qualidade, já que a necessidade de um cuidador não será mais um obstáculo. Para as crianças, é uma oportunidade para desenvolver habilidades sociais, explorar novas atividades e iniciar uma jornada de amor pelo esporte desde cedo – disse o subsecretário de Esporte e Lazer, Gelby Justo.
Com uma área de 18.515 metros quadrados, o Parque Aquático Júlio Delamare é um dos maiores do gênero da América Latina. Suas instalações incluem piscina olímpica de 50 metros, piscina de aquecimento de 35 metros e uma piscina de saltos ornamentais de 5 metros, tornando-o um local ideal para competições de natação, polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.
Nomeado em homenagem ao renomado comentarista esportivo Júlio Delamare, que foi uma das forças motrizes por trás de sua construção, o Parque Aquático Júlio Delamare passou ao longo desses 45 anos por transformações e renovações significativas para sediar várias competições internacionais e atender às necessidades em constante evolução dos atletas. Foi palco das competições dos Jogos Pan-Americanos de 2007, depois de receber no ano anterior o Campeonato Mundial Júnior de Natação.
Em sua trajetória, o parque aquático chegou a enfrentar a ameaça de demolição para dar lugar a novas estruturas para as Olimpíadas de 2016, mas a proposta não foi adiante e o equipamento acabou tombado. Em 2023, o local passou para a gestão da Secretaria de Esporte e Lazer e hoje já conta com mais de 5 mil alunos que vão do público adulto ao infantil.
Serviço
Evento: Celebração dos 45 anos do Parque Aquático do Júlio Delamare
Data:: 15/09/2023
Local: Parque Júlio DelamareEndereço: Av. Maracanã, 12 – Portão 4
Programação
– 9h: Abertura (apresentação da Área Kids; entrega das Carteirinhas para os novos 450 alunos matriculados na natação; apresentação da banda de guardas)
– 9h às 10h30: Natação Infantil (piscina olímpica)
– 10h: Início Polo Aquático
– 10h as 10h30: Saltos Ornamentais Infantil (piscina tanque)
– 10h30: Apresentação aula de dança; rugby (piscina tanque)
– 11h: Natação adulto (piscina olímpica
– 11h30: Aula de Ginástica
– 12h: Saltos adulto (piscina tanque)
– 12h50: Nado artístico (piscina tanque)
– 13h: Apresentação de Capoeira
– 13h: Aulão de hidroginástica
– 13h20: Saltos infantil (piscina tanque)
– 13h40: Equipe + Aqualoucos (piscina tanque)
– 14h: Encerramento do evento
Núcleo de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro