Docente do Cefet/RJ Petrópolis lança e-book gratuito sobre relações étnico-raciais e artes na educação básica

Foi lançado na última sexta-feira, dia 12 de abril, o e-book “Relações Étnico-Raciais e Artes na Educação Básica: Desafios e Possibilidades”, organizado pelo professor de música do Cefet/RJ Petrópolis, Renan Ribeiro Moutinho, e por Eduardo Machado dos Santos (docente do Instituto Federal do Mato Grosso – IFMT).

“Este livro reúne oito textos acadêmicos que propõem reflexões de re(existência) acerca das relações étnico-raciais no ensino do componente curricular Artes em suas diversas linguagens, no âmbito da educação básica pública e privada. Em outras palavras, apresentamos experiências realizadas nas mais diferentes configurações de salas-de-aula na educação básica, que incitam insurgências pedagógicas que podem ser socializadas com outras (os) docentes do campo artístico e da pesquisa em relações étnico-raciais em nosso país”, declarou Renan Ribeiro.

O professor afirmou que a coletânea seria um contraponto ao panorama da educação, que, nos últimos anos, “vem sendo alvo de intensas tentativas de desmobilização e enfraquecimento, tanto das legislações que propiciaram olhares para o protagonismo negro e indígena (leis nº 10.639/03 e 11.645/08) quanto da obrigatoriedade do ensino das Artes (lei nº 13.278/2016) na educação básica”.

A temática do livro reflete o trabalho do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da unidade Petrópolis (Neabi), do qual Renan é coordenador, e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (FORNEABIs) do Cefet/RJ, do qual é presidente. Ambos buscam promover o debate sobre relações étnico-raciais na sociedade brasileira e contribuir para a promoção da equidade racial.  A obra, que traz dois artigos assinados por Renan, também está relacionada à sua pesquisa e à sua docência no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Cefet/RJ.  

O e-book é gratuito e faz parte de uma parceria entre o XII Congresso Brasileiros de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE), a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Editora IFSertãoPE.

Acesse o livro em https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1240.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.