Com mais de 380 obras de artistas negros, exposição “Dos Brasis” abre as portas no Quitandinha, em Petrópolis

Mais de 380 obras de 240 artistas negros e negras do país já podem ser vistas no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros, foi inaugurada na última sexta-feira (03/05) e ficará em exibição no espaço até 27 de outubro. A entrada é gratuita. 

As obras, que estavam no Sesc Belenzinho (SP), agora ocupam os salões da área monumental do histórico edifício, que em 2024 completa 80 anos. Parte dos trabalhos, alguns inéditos, também são exibidos pela primeira vez na área externa do prédio.

“Mais que uma reunião de obras de arte, esta exposição é um testemunho da resiliência, da criatividade e da riqueza cultural dos povos negros do Brasil, que há séculos contribuem de maneira fundamental para a construção da nossa identidade”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a mostra é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sesc em todo o país. A exposição conta com sete núcleos temáticos e apresenta obras em diversas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas desde o fim do século XVIII até o século XXI. 

A inauguração da mostra, cujo título foi inspirado em verso do samba “História para ninar gente grande”, que deu o 20º título à Mangueira, em 2019, foi celebrada com um show da Velha Guarda da agremiação. O público pode ainda assistir a performances de artistas e conhecer as obras, entre elas, a do artista petropolitano Cipriano, que integra a mostra. 

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.