Alunos do Curso Técnico de Enfermagem da UNIFASE fazem simulado realístico em preparação para estágio

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos deram um passo importante para sua formação: participaram de simulado no Centro de Simulação Realística da UNIFASE/FMP. A dinâmica é realizada ao final de cada unidade curricular e tem como objetivo mensurar o conhecimento adquirido nesse período, assim como preparar o aluno para entrar em campo de estágio.

“Montamos um cenário bem próximo da realidade, com situações que podem acontecer dentro do centro cirúrgico. Neste simulado, avaliamos o desempenho do aluno frente a essas situações e as suas habilidades. Estamos preparando o estudante para atuar com segurança e qualidade, porque o nosso objetivo aqui é formar o aluno com excelência”, explicou Sueli Wendling, Coordenadora Técnica do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Irmã Dulce Bastos.

O Centro de Simulação Realística da UNIFASE/FMP tem capacidade para até 100 alunos. O principal objetivo é o treinamento dos estudantes em ambiente controlado, para a segurança no processo assistencial dos pacientes. A estrutura é utilizada por alunos dos cursos de graduação das instituições e também serve de apoio aos estudantes do curso técnico.

“Com certeza o Centro Simulação é um diferencial muito grande. Tem uma estrutura moderna universitária que nos dá todo um suporte técnico na construção de diversos cenários que auxiliam no raciocínio clínico da equipe e fortalecem as habilidades técnicas e comportamentais, comunicação e trabalho em equipe, através da discussão com os professores. Representa complemento importante no nosso processo de ensino, que é dinâmico e une teoria e prática, proporcionando aos nossos alunos vivências bem próximas à que encontram no dia a dia de prática profissional”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Técnica, Roberta Brand.

Diretora da Escola Técnica Irmã Dulce Bastos, a professora Maria Thereza de Sá Earp lembra que o maior compromisso da instituição é formar profissionais de excelência.

“Trabalhamos para formar profissionais com criatividade, inovação e compromisso ético e humano. Queremos que estejam prontos para enfrentar os desafios que virão pela frente, os desafios do século XXI”, frisou.

“Aqui no Centro de Simulação Realística a gente consegue ter essa vivência, mais próxima da realidade. Hoje, colocamos em prática o papel do circulante, que é o técnico em enfermagem. Ele participa de toda a atuação no centro cirúrgico. Ter acesso a essa estrutura de ponta é muito importante, pois me dá segurança para iniciar o estágio”, ressaltou a aluna Taysa dos Santos Oliveira.

Foto: divulgação

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.