Estudantes de escola estadual da Baixada Fluminense são premiados em evento da ONU

Mais uma realização de muito orgulho para a rede estadual de ensino. Dez alunos do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, de Nova Iguaçu, participaram do projeto Jovem ONU, em sua versão em inglês, Model United Nations, realizado nos dias 18 e 19 de outubro no Polo Educacional Sesc. Única representante da rede no evento, a delegação da escola da Baixada Fluminense foi destaque no evento, sendo premiada por sua argumentação.
A iniciativa envolve alunos em simulações das Nações Unidas para debates sobre questões globais. Eles assumem o papel dos delegados de diferentes países e trabalham coletivamente para propor soluções para problemas internacionais em tópicos que vão desde mudanças climáticas até direitos humanos.
Sob a orientação dos professores Jéssica Batista, de Inglês, e Jônatan de Oliveira, de História, os estudantes do Ciep representaram a delegação da Turquia e participaram da simulação de debate na ONU sobre segurança, que abordou desde a crise na Crimeia até a situação do ebola no leste da África. Eles tiveram que defender o interesse da resolução pacífica do conflito, representando o país.
O foco da prática foram os estudantes dos cursos de Relações Internacionais. Porém, o encontro estava aberto a todos os alunos do Ensino Médio. Os jovens da escola de Nova Iguaçu foram os únicos representantes da rede estadual no evento.
Um momento especial, de muita troca e aprendizagem, apresentando um pouco dos diferenciais deste tipo de ação, que extrapola os limites da sala de aula. E a escola adotou a prática e já criou um grupo da Simulação da ONU, com informações constantes sobre os temas de importância global.