Projeto de lei que determina presença de fisioterapeutas em hospitais por 24 horas é aprovado

Projeto de lei, que determina a presença de, no mínimo, um fisioterapeuta para cada 10 leitos ou fração de leito nas Unidades de Terapia Intensiva e, no mínimo, um fisioterapeuta para 15 leitos ou fração de leito nas Unidades Intermediárias, nos turnos matutino, vespertino e noturno, fazendo um total de 24 horas de atendimento, foi aprovado na sessão desta quarta-feira na Câmara Municipal.

A ideia do projeto de lei é melhorar o acesso e a qualidade dos serviços entregues aos cidadãos petropolitanos, garantindo o direito à saúde, tendo em vista a importância que os profissionais fisioterapeutas representam para o atendimento aos pacientes internados nas UTIs e UIs.

Segundo o texto aprovado, a ausência de um fisioterapeuta em período de instabilidade de um paciente crítico compromete a qualidade da assistência prestada. Estudos realizados demonstram que a presença do profissional nas UTIs em regime integral, é crucial, e está atrelada à redução do tempo de ventilação mecânica, permanência do paciente na UTI e de internação hospitalar, além da redução dos custos hospitalares.

O projeto segue para análise do poder executivo.

Foto: arquivo TVC

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.